fbpx

Germano Haiut

Germano Haiut é um ator brasileiro nascido no Recife (PE) em 1938.

De origem judaica, é empreendedor desde menino no ramo da moda, pois teve que assumir os negócios do pai, que morreu muito cedo. Sua carreira artística sempre correu paralelamente aos seus negócios, faz porque gosta, por paixão mesmo.

Adolescente, participou de grupos de teatro amador como o Teatro Judaico Idish, o Teatro do Estudante Israelita de Pernambuco e movimentos culturais dentro da comunidade judaica do Recife, como o Hashomer Hatzair – movimento juvenil sionista ligado ao Mapam, partido de esquerda em Israel.

Com dezenas de peças no currículo, Germano Haiut construiu uma ampla trajetória no teatro pernambucano, tendo passado pelos grupos teatrais Teatro Estudantes Israelita, Teatro de Arena, Teatro Popular do Nordeste e o Teatro de Amadores de Pernambuco. Sua primeira peça foi Os Condenados, de Graça Mello. Nos anos 1960, integrou o TPN – Teatro Popular do Nordeste. Sempre alternando-se entre seus negócios e o teatro, Haiut atuou quase sempre em sua cidade, Recife.

Estreou no cinema em 1978 no filme Batalha dos Guararapes. Atuou também em curtas-metragens como Clandestina Felicidade (1998), Papa Figo e Rosa e Benjamin.

Em 2006, o cineasta Cao Hamburger o contrata para interpretar o velho judeu Shlomo, no filme O Ano em que meus Pais Saíram de Férias, um senhor solitário que vê sua vida mudar completamente quando um menino é praticamente abandonado pelos pais. Esse papel o tornou conhecido em todo o Brasil.

No ano seguinte estreou na televisão, na minissérie A Pedra do Reino, como Edmundo Swendson, e depois em Amores Roubados.

Nas telonas, integrou o elenco dos longas-metragens O Baile Perfumado (1996), Quincas Berro D’Água (2010), Reflexões de um Liquidificador (2010), País do Desejo (2011), Eles Voltam (2012), entre outros.

Alternando teatro, cinema e televisão, Germano Haiut soma mais de 50 anos dedicados à arte da atuação.

Filmografia

2019 :: Recife Assombrado
:: Papa Figo (CM)
2012 :: Eles Voltam
2011 :: País do Desejo
2010 :: Quincas Berro D’Água
2010 :: Reflexões de um Liquidificador
2009 :: Rosa e Benjamin (CM)
2006 :: O Ano em que meus Pais Saíram de Férias
1998 :: Clandestina Felicidade (CM)
1996 :: O Baile Perfumado
1996 :: 50 e Cênicos Anos do Teatro – Geninha da Rosa Borges (MM)
1983 :: Parahyba Mulher Macho
1978 :: Batalha dos Guararapes

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Germano Haiut. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/germano-haiut/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.