fbpx

Gerson Tavares

Biografia

FOTO Gerson TavaresGerson Tavares é um cineasta brasileiro natural de São Gonçalo (RJ).

O primeiro longa-metragem de Gerson Tavares foi Amor e Desamor, de 1966, estrelado por Leonardo Villar, Leina Krespi e Betty Faria.

Em sua carreira, também dirigiu curtas-metragens documentários realizados entre os anos 1950 e 1970. São eles: A Petrobrás prepara seu pessoal técnico (1958), O grande rio (1959), Arte no Brasil de hoje (1959), Brasília, capital do século (1959), Gafieira (1972), Ensino artístico (1973) e Saveiros (1977).

O cineasta teve sua obra restaurada através de projeto específico idealizado pelo professor e pesquisador Rafael de Luna Freire e selecionado em edital da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Rio de Janeiro. O projeto, batizado de Resgate da obra cinematográfica de Gerson Tavares, teve o objetivo de não apenas restaurar e recolocar em circulação filmes esquecidos e que corriam o risco de desaparecer, como de reinscrever o nome do cineasta fluminense Gerson Tavares na história do cinema brasileiro.

A principal ação do projeto é a restauração do segundo longa-metragem do diretor Gerson Tavares, Antes, o verão, de 1968, adaptação do romance homônimo de Carlos Heitor Cony estrelada por Jardel Filho e Norma Bengell. O filme corria risco de desaparecer, pois seus negativos originais não existem mais e as duas únicas cópias existentes estavam gravemente deterioradas. A restauração consistiu na feitura de uma nova matriz de preservação (contratipo 35mm) e de uma nova cópia de difusão em 35mm, assim como a produção de uma cópia de exibição em formato digital (DCP).

Filmografia

1977 :: Saveiros
1973 :: Ensino artístico
1972 :: Gafieira
1968 :: Antes, o Verão
1966 :: Amor e Desamor
1959 :: O grande rio
1959 :: Arte no Brasil de hoje
1959 :: Brasília, capital do século
1958 :: A Petrobrás prepara seu pessoal técnico

Bibliografia

:: Fontes de Referência ::

Livros:

RAMOS, Fernão Pessoa; MIRANDA, Luiz Felipe (Org.). Enciclopédia do Cinema Brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2004.

Internet:

OFLUMINENSE. http://www.ofluminense.com.br/en/cultura/resgate-de-uma-obra/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Gerson Tavares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.