fbpx

Gilberto Alves (1915-1992)

Biografia

Gilberto Alves Martins, em arte conhecido como Gilberto Alves, foi um ator e cantor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 15 de abril de 1915.

De infância muito pobre, aos doze anos já trabalha como entregador de marmitas, para ajudar em casa. Gosta de cantar e da boemia e em 1937 conhece Almirante, que o leva para a Rádio Clube do Brasil, mas, em 1939, transfere-se para a Rádio Tupi, lá permanecendo por muitos anos. Grava inúmeros sucessos como Favela dos Meus Amores, Um Sonho para Nós, Prece à Lua, Era uma Vez, etc.

Estreou no cinema em 1940 no Vamos Cantar, mas faz poucos filmes, dedicando-se mais à carreira de cantor.

Seu último trabalho foi É de Chuá, de 1958, onde interpreta a música Você é Demais.

Foi casado com Jurema Cardoso, de 1949 até sua morte, em 04 de abril de 1992, aos 76 anos de idade, em Jacareí, São Paulo.

Filmografia

1958 – É de Chuá!
1948 – Folias Cariocas
1940 – Vamos Cantar

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Gilberto Alves. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/gilberto-alves/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.