fbpx

Gina Cavalieri

Gina Cavalieri é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 27 de março de 1912.

Com treze anos de idade, sua mãe enlouqueceu e foi internada em um hospício. O pai, arruinado nos negócios, determinou que ela fosse morar na casa de uma família conhecida e a mudou para lá. Muito jovem, casou-se contra a vontade do pai, mas o marido acabou abandonando-a.

Seu sonho era ser estrela de cinema, mas começou a carreira como bailarina na escola de Maria Ollenewa. Logo foi a primeira bailarina do Teatro Municipal. Maria Torá a levou para um teste para o filme Barro Humano. Aprovada, fez sua estreia no cinema com muito sucesso.

Fez pouco cinema, mas atuou em vários filmes de qualidade e importantes da época, como Lábios sem Beijos (1930) e A Voz do Carnaval (1933), sua última película, quando abandonou a carreira cinematográfica.

Filmografia

1927 – Maluco e Mágico
1928 – Barro Humano
1929 – Veneno Branco
1930 – Lábios sem Beijos
1930 :: Paralelos da Vida (inacabado)
1932 – Mulher
1933 – A Voz do Carnaval (como ela mesma na Rádio Mayrink Veiga)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Gina Cavalieri. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/gina-cavalieri/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.