fbpx

Grazi Massafera

Biografia

Grazielli Soares Massafera, em arte conhecida como Grazi Massafera, é uma atriz, dubladora e modelo brasileira nascida na cidade de Jacarezinho (RJ) no dia 28 de junho de 1982. Ficou nacionalmente conhecida ao participar do reality show Big Brother Brasil 5.

Segunda filha de Cleusa Soares e Gilmar Massafera,Grazi desde muito criança (aos três anos de idade) tinha interesse pelo universo artístico, demonstrando vontade de ser modelo. Sorriso largo e olhos verdes, aos sete participou do seu primeiro concurso de beleza.

Mesmo sendo de família de escassos recursos financeiros, teve o apoio para participar de concursos de beleza-mirim, que posteriormente deram lugar aos diversos concursos de rainha de rodeios em sua região e, mais tarde, vence diversos concursos de beleza em seu Estado e é eleita rainha de exposições agropecuárias e festas de peão boiadeiro.

Em 2004, foi eleita Miss Paraná e representou o estado no concurso Miss Brasil no mesmo ano, obtendo a terceira colocação e o título de Miss Brasil Beleza Internacional, representando o país no Miss Beleza Internacional, realizado anualmente na China. Em 15 de abril de 2004, ficou em 3º lugar no Miss Brasil 2004, transmitido pela Bandeirantes. No concurso de Miss Beleza Internacional, apesar de relativo destaque, não compôs o quadro de semifinalistas.

Em 2005, a grande virada em sua carreira artística aconteceu quando foi selecionada para participar da 5ª edição do reality show Big Brother Brasil, tornando-se conhecida em todo o Brasil, obtendo o segundo lugar com 40% dos votos.

Com talento, espontaneidade e carisma, tornou-se um dos rostos mais bonitos do Brasil. Desde então, passou a aparecer com frequência na mídia. Foram mais 271 capas de revista e mais de 50 campanhas publicitárias, além da presença constante em eventos e desfiles por todo o país.

Após o programa foi contratada pela TV Globo e passou a participar de alguns programas como Caldeirão do Huck (como repórter), Jô Soares, Ana Maria Braga e Xuxa.

Após quase um ano de negociações, posou nua para a edição brasileira da revista Playboy, estampando a capa da edição do 30º aniversário da revista. A edição da revista foi a mais vendida entre os anos de 2005 e 2010, com 563.865 exemplares. Porém, Grazi declarou que não faria esse tipo de trabalho novamente.

Com o objetivo de investir na carreira de atriz, entrou para a Oficina de Atores da Rede Globo, quando foi agraciada pelo autor de novelas Manoel Carlos com o convite para interpretar Thelma em Páginas da Vida. Depois Desejo Proibido (2007), como Florinda; Casos e Acasos (2008), como Graziela, e Negócio da China (2009), como Lívia.

Porém, antes de sua estréia nos folhetins globais, já vinha fazendo participações nos humorísticos Zorra Total e A Turma do Didi.

Estreou no cinema no filme Didi – O Caçador de Tesouros, ao lado de Renato Aragão.

Também fez uma matéria jornalística no Domingão do Faustão. Foi escolhida a Celebridade do Ano em 2006 pelos leitores da conceituada Revista Contigo!. Em 2007, fez uma participação como dubladora do peixe Cordélia em Shark Bait (O Mar Não Está pra Peixe). Ganhou o Troféu Imprensa como Revelação do Ano e também foi eleita Atriz Revelação pelo Prêmio Contigo. Ainda nesse ano, integrou o elenco da novela Desejo Proibido, em que viveu Florinda. A história teve como pano de fundo o estado de Minas Gerais na década de 1930.

No ano de 2008, foi coroada Rainha do tradicional baile de carnaval do hotel Copacabana Palace, além de ter sido rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio. Em meados de 2008, após as atrizes Flávia Alessandra e Alinne Moraes recusarem o convite para protagonizar a novela Negócio da China, recebeu o papel de protagonista do folhetim, assinado por Miguel Falabella. Apesar de preconceito inicial que sofreu por parte do próprio diretor, chegou a ser indicada ao Prêmio Extra de TV na categoria de Melhor Atriz por sua atuação. Em dezembro, entrou na lista dos 100 Brasileiros Mais Influentes da Revista IstoÉ Independente, por seus trabalhos humanitários. Também em dezembro, foi escolhida como uma das 10 Mais Bem Vestidas de 2008, pela revista IstoÉ Gente. Ela consolidou a imagem de chique e sofisticada graças à ajuda de um personal stylist.

Em 2009, foi uma das apresentadoras do programa Superbonita, no GNT, junto com as atrizes Mariana Ximenes e Christine Fernandes, que entraram temporariamente no lugar da atriz Taís Araújo, forçada a deixar o programa para fazer a novela Viver a Vida, na Rede Globo. Também em 2009, lançou sua linha de sandálias Grazi Azaléia que é muito mais do que uma coleção: trata-se de um projeto que envolve responsabilidade social. Parte das vendas dos produtos é revertida para o projeto Nós do Morro, grupo de teatro que há 22 anos proporciona acesso à arte e à cultura para as crianças e também um exército de mutilados.

Ainda em 2009, posou nua junto com Cauã Reymond, seu namorado, para o livro Mario de Janeiro Testino, do conceituado fotógrafo peruano Mario Testino. No mesmo ano foi eleita pela Revista VIP como a “Mulher Mais Sexy do Mundo”.

Em 2010, encarnou sua primeira vilã que posteriormente virou mocinha na novela Tempos Modernos, do autor Bosco Brasil. Interpretou Deodora, chefe da segurança de um prédio em São Paulo. A atriz foi bastante criticada por esse trabalho e disse publicamnte que “o público não aceitou” seu personagem.

Após a recusa da atriz Juliana Paes para atuar na série As Cariocas devido à gestação, Grazi assume o papel de uma ex-miss. Neste trabalho, Grazi revive seu passado como Miss.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2012 :: Billi Pig
2006 :: Didi – O Caçador de Tesouros …. Ana

:: Filmografia como Dubladora ::

2007 :: Shark Bait (O Mar Não Está pra Peixe) …. Cordélia

Prêmios

Prêmio Contigo
Atriz Revelação por Páginas da Vida (2006)

Troféu Imprensa
Atriz Revelação por Páginas da Vida (2006)

Troféu Internet
Atriz Revelação por Páginas da Vida (2006)

Prêmio Melhores do Ano
Atriz Revelação por Páginas da Vida (2007)

Prêmio Revista IstoÉ Gente
Personalidade Revelação

Prêmio Qualidade Brasil
Atriz Revelação por Páginas da Vida (2007)

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Grazi Massafera. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/grazi-massafera/
WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Grazi_Massafera

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.