fbpx

Gregório Duvivier

Biografia

FOTO Gregorio DuvivierGregório Duvivier é um ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 11 de abril de 1986. É filho da cantora Olivia Byington e do músico Edgar Duvivier, além de sobrinho da atriz Bianca Byington.

Gregório Duvivier é formado em Letras na PUC-Rio desde 2008. Começou a atuar aos 9 anos de idade, no curso de teatro Tablado e, na adolescência, fumou um baseado e experimentou a verdadeira face da lei e da justiça, quando foi pego usando entorpecentes por alguns PMs. Menino tímido e anti-social, o teatro foi a saída encontrada pelos pais para desinibir o filho. Tem 10 anos de Tablado, distribuídos entre Aracy Mourthé, Cacá Mourthé, Ricardo Kosovski e Bernardo Jablonski. E 2 anos com Ateliê de Atores de 2005. Atualmente na Casa de Cultura Laura Alvim, turma de atores, com Daniel Herz. Um ano antes de entrar na faculdade, aos 17 anos, formou – junto com Marcelo Adnet, Fernando Caruso e Rafael Queiroga – o grupo que faria a peça Z.É., Zenas Emprovisadas, com seis anos em cartaz e em turnês pelo país.

Ele também já aventurou-se pela literatura. Bem aceito pela crítica, seu livro de poesias A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora (lançado pela Editora 7 Letras no ano de 2008), foi elogiado por mestres como Millôr Fernandes e Ferreira Gullar. O lado lúdico, de brincar com as palavras é o que mais atrai Gregório na poesia. Ele começou a escrever aos 10 anos, mas foi na faculdade de Letras na PUC que escreveu as poesias publicadas.

Gregorio Duvivier namora com a atriz, cantora e também roteirista Clarice Falcão, filha da escritora Adriana Falcão e do diretor João Falcão.

É um dos roteiristas e criador do Porta dos Fundos, Duvivier é formado em Letras pela PUC-Rio e autor de livros, como A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora e Ligue os pontos – Poemas de amor e Big Bang. Ele também assina uma coluna semanal na Folha de S. Paulo.

A incursão de Duvivier pelo universo da literatura foi bem recebida pela crítica e elogiada por mestres das letras como Millôr Fernandes e Ferreira Gullar. Sua história com a literatura começou aos 10 anos, mas foi na faculdade de Letras na PUC que o ator escreveu as poesias reunidas nos dois títulos.

Bibliografia

Livros:

BYINGTON, Olivia. O que é que ele tem. São Paulo: Objetiva, 2016.

Internet:

FACEBOOK. Gregório Duvivier. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/gregorioduvivier/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Gregório Duvivier. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/gregorio-duvivier/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]