fbpx

Guarani em Chamas (2020)

Sinopse

A ópera Guarani em Chamas seria uma adaptação de O Guarani, de Carlos Gomes, inspirada em um romance homônimo do escritor José de Alencar que, em 2020, celebra 150 anos de sua estreia no Teatro alla Scala de Milão, na Itália, em 1870.

A obra do escritor que serviu de base para a composição traça um perfil de uma suposta brasilidade que se constituiria na mistura das várias gentes que aqui estavam, como os portugueses e os indígenas. E a ópera de Carlos Gomes traz essa visão do colonizador sobre uma sociedade idílica.

A adaptação de Marco Antonio Rodrigues traria a perspectiva do colonizado, do indígena. O olhar é a partir dos povos nativos que aqui já estavam antes da chegada dos portugueses.

A atriz principal do documentário, Sandra Nanayamma, de origem indígena, dá voz a uma mulher Aimoré, que em um trecho da ópera teria sido morta de forma casual pelo filho do colonizador português. Aqui, esta personagem narrada e citada na obra de José de Alencar, ganha vida. Assim como faria na montagem adaptada, ela é quem conduz o documentário, que ainda traz a participação dos solistas Caroline de Comi (soprano), Marcello Vannucci (tenor) e Matheus França (baixo) e integrantes do Coro Lírico Municipal. A trilha sonora tem obras de Carlos Gomes, Beethoven e Caetano Veloso, com a música Um Índio, arranjada por Rodrigo Morte.

O documentário traz alguns dos profissionais que preparavam a produção que ganharia o palco do Theatro Municipal, como a dramaturga Cláudia Barral, o cenógrafo Márcio Medina e o figurinista Cássio Brasil. O maestro Roberto Minczuk também revela detalhes da montagem.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Guarani em Chamas (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Zeca Rodrigues

Brasil | Documentário | cor | 21 min. | 2020

Classificação Indicativa: Livre

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Guarani em Chamas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/guarani-em-chamas/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.