fbpx

Guido Cosulich

Biografia

Guido Cosulich De Pecine, em arte mais conhecido como Guido Cosulich, é um diretor de fotografia nascido em Veneza, na Itália, em 1938, onde estuda no Centro Sperimentale de Cinematografia.

Em seu país, dirige a fotografia de mais de 100 documentários. Muito jovem fotografa seu primeiro curta, Abbasso Il Zio, de Marco Bellocchio, e no ano seguinte seu primeiro longa, La Vita Provvisoria (1962), de Enzo Battaglia e Vincenzo Gamna, depois I Misteri di Roma (1963), direção coletiva, entre eles Cesare Zavattini, etc.

Paulo Cesar Saraceni, após o sucesso do curta Arraial do Cabo, em 1959, realiza uma série de contatos com cineastas e profissionais italianos, entre eles Bernardo Bertolucci e Guido Cosulich, que anos mais tarde é convidado a fotografar O Desafio (1965) para Paulo Cesar Saraceni, tendo como operador de câmera nada mais nada menos que Dib Lutfi.

Sua filmografia no longa-metragem é curta, mas importante, com filmes do quilate de Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade e O Leão de Sete Cabeças (1971), de Glauber Rocha.

Sobre a fotografia de Macunaíma, Carlos Ebert fez o seguinte comentário no artigo Desafio da Luz Tropical, disponível no site da ABC, em que reproduzimos trecho: (…) Um ponto de equilíbrio entre estas duas correntes é o trabalho do italiano Guido Cosulich no filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Ali o emprego da cor se destaca como elemento expressivo da narrativa cinematográfica. Um toque tropicalista e uma ligeira superexposição, temperam a efusividade das cores propostas pela direção de arte e pelo figurino. Mas, como uma herança da fase anterior preto e branca do movimento, persiste nos interiores o uso de muita luz rebatida e difusa, um fill light dominante que achata o sujeito contra o fundo, e que será uma característica da fotografia de muitos dos filmes coloridos produzidos nos anos 70 e 80 (…).

Atualmente, Guido Cosulich mora em Roma.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

1970 :: O Leão de Sete Cabeças (Der Leone Have Sept Cabeças) (Brasil/Itália)
1969 :: Macunaíma (cofot. Affonso Beato)
1969 :: Brasil Ano 2000
1968 :: Morire Gratis (Itália)
1965 :: O Desafio
1965 :: Idoli Controluce (Itália)
1963 :: Gli Eroi Di Ieri Oggi Domani (Jasmin) (Itália)
1963 :: I Misteri di Roma (Itália)
1962 :: La Vita Provvisoria (Itália)
1961 :: Abbasso Il Zio (CM)

Bibliografia

Livros:

EBERT, Carlos. Desafio da Luz Tropical. Disponível no endereço: http://www.abcine.org.br/artigos/?id=81&/desafio-da-luz-tropical. Acesso em: 04 de novembro de 2016.

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/guido-cosulich/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Guido Cosulich

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.