Guido Cosulich
Guido Cosulich De Pecine, em arte mais conhecido como Guido Cosulich, é um diretor de fotografia nascido em Veneza, na Itália, em 1938, onde estuda no Centro Sperimentale de Cinematografia.
Em seu país, dirige a fotografia de mais de 100 documentários. Muito jovem fotografa seu primeiro curta, Abbasso Il Zio, de Marco Bellocchio, e no ano seguinte seu primeiro longa, La Vita Provvisoria (1962), de Enzo Battaglia e Vincenzo Gamna, depois I Misteri di Roma (1963), direção coletiva, entre eles Cesare Zavattini, etc.
Paulo Cesar Saraceni, após o sucesso do curta Arraial do Cabo, em 1959, realiza uma série de contatos com cineastas e profissionais italianos, entre eles Bernardo Bertolucci e Guido Cosulich, que anos mais tarde é convidado a fotografar O Desafio (1965) para Paulo Cesar Saraceni, tendo como operador de câmera nada mais nada menos que Dib Lutfi.
Sua filmografia no longa-metragem é curta, mas importante, com filmes do quilate de Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade e O Leão de Sete Cabeças (1971), de Glauber Rocha.
Sobre a fotografia de Macunaíma, Carlos Ebert fez o seguinte comentário no artigo Desafio da Luz Tropical, disponível no site da ABC, em que reproduzimos trecho: (…) Um ponto de equilíbrio entre estas duas correntes é o trabalho do italiano Guido Cosulich no filme Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Ali o emprego da cor se destaca como elemento expressivo da narrativa cinematográfica. Um toque tropicalista e uma ligeira superexposição, temperam a efusividade das cores propostas pela direção de arte e pelo figurino. Mas, como uma herança da fase anterior preto e branca do movimento, persiste nos interiores o uso de muita luz rebatida e difusa, um fill light dominante que achata o sujeito contra o fundo, e que será uma característica da fotografia de muitos dos filmes coloridos produzidos nos anos 70 e 80 (…).
Atualmente, Guido Cosulich mora em Roma.
:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::
1970 :: O Leão de Sete Cabeças (Der Leone Have Sept Cabeças) (Brasil/Itália)
1969 :: Macunaíma (cofot. Affonso Beato)
1969 :: Brasil Ano 2000
1968 :: Morire Gratis (Itália)
1965 :: O Desafio
1965 :: Idoli Controluce (Itália)
1963 :: Gli Eroi Di Ieri Oggi Domani (Jasmin) (Itália)
1963 :: I Misteri di Roma (Itália)
1962 :: La Vita Provvisoria (Itália)
1961 :: Abbasso Il Zio (CM)
Livros:
EBERT, Carlos. Desafio da Luz Tropical. Disponível no endereço: http://www.abcine.org.br/artigos/?id=81&/desafio-da-luz-tropical. Acesso em: 04 de novembro de 2016.
SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/guido-cosulich/
Um comentário em “Guido Cosulich”