fbpx

Guilherme de Almeida Prado

Biografia

Guilherme de Almeida Prado é um diretor formado na prática, na Boca do Lixo, em São Paulo, onde foi assistente de direção de diversos filmes de cineastas como Ody Fraga, David Cardoso e Luiz Castellini.

Nasceu em 1954, em Ribeirão Preto, filho de uma família tradicional da região. Formou-se em engenharia civil pela Faculdade Mackenzie, enquanto paralelamente fazia filmes em super-8.

Em 1981, realizou As taras de todos nós, filme em episódios que lhe garantiu uma menção honrosa da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em seguida, fundou a produtora Star Filmes e realizou Flor do desejo (1984), A Dama do Cine Shanghai (1987), premiado em Gramado, Perfume de gardênia (1992) e A hora mágica (1998).

Em 1995 dirigiu o curta-metragem Glaura. Em 2007 estreou no Festival do Rio seu sexto longa-metragem, Onde andará Dulce Veiga?, filme que dirigiu, escreveu e montou.

Publicações

PRADO, Guilherme de Almeida. Onde andará Dulce Veiga?. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, .

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Guilherme de Almeida Prado: um cineasta cinéfilo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.

Internet:

FILMEB. http://www.filmeb.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Guilherme de Almeida Prado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.