fbpx

Guilherme Fiúza Zenha

Biografia

Guilherme Fiúza Zenha é um cineasta, roteirista e produtor brasileiro nascido em Minas Gerais no dia 27 de dezembro de 1968. Estudou Engenharia Civil na FUMEC (BH). Como professor, lecionou na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV), em San Antonio de los Baños (Cuba), e no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, no curso de Cinema e Audiovisual.

Iniciou sua atuação na Produção Audiovisual em 1993 trabalhando na área de produção. No ano de 1994, começou a trabalhar como produtor e assistente de direção de diversos diretores brasileiro, tais como: Helvécio Ratton, Tizuka Yamasaki, Sylvio Back, Sergio Machado e Nelson Pereira dos Santos.

Em 2003 retorna a área de Produção como Produtor Executivo dos longas Depois daquele baile de Roberto Bomtempo e Batismo de Sangue de Helvécio Ratton.

O ano de 2004 marca sua estréia como Diretor de ficção com o curta-metragem Fui!!!. Em 2006, dirige o episódio ZYR 145 do longa ficcional 5 Frações de uma Quase Hstória.

Na ECITV, em Cuba, lecionou ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO e PRODUÇÃO CRIATIVA. Lecionou também as cadeiras de DISTRIBUIÇÃO E MERCADO e DIREÇÃO no Curso de CINEMA E AUDIOVISUAL do Centro Universitário UNA, entre 2007 e 2009.

Em 2006, junto com Cris Azzi e Cristiano Abud funda a Abuzza Filmes que tem como primeira produção o bem sucedido: Os  filmes que não fiz de Gilberto Scarpa.

Presidente em 2007 e Vice-Presidente da Associação Curta Minas (ABD/MG) em 2008 e 2009. É membro da DBCA (Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual).

Em 2014, foi o diretor e roteirista responsável por levar o livro O Menino no Espelho, de Fernando Sabino, para telas de cinema e televisão ao redor do mundo. O filme O Menino no Espelho se tornou sucesso de crítica no Brasil e exterior, sendo comercializado para 16 países da Europa.

Importante é não confundir Guilherme Fiúza Zenha com o escrito homônimo (Guilherme Fiúza) autor de Meu Nome Não é Johnny).

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2014 :: O Menino no Espelho
2007 :: 5 Frações de uma Quase História
2004 :: Fui!!!

:: Filmografia como Produtor executivo ::

2007 :: Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton
2005 :: Depois daquele baile, de Roberto Bomtempo

Publicações

Livros:

ZENHA, Guilherme Fiúza Zenha; NOGUEIRA, Júlia. Guia de Elaborações de Projetos Audiovisuais: leis de incentivo e fundos de financiamento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Bibliografia

Internet:

FILMEB. Guilherme Fiúza Zenha. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/diretor-produtor/guilherme-fiuza-zenha
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Guilherme Fiúza Zenha. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/guilherme-fiuza-zenha/
LINKEDIN. Guilherme Fiúza Zenha. Disponível no endereço: https://br.linkedin.com/in/guilherme-fiuza-zenha-695a80b7

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]