fbpx

Guilherme Weber

FOTO Guilherme WeberGuilherme Weber é um ator, cineasta, autor e diretor de teatro brasileiro nascido na cidade de Curitiba (PR) no dia 06 de maio de 1972. Como ator, tem uma carreira consagrada no teatro, no cinema e na televisão. Foi eleito um dos atores mais importantes e influentes da última década pelo jornal A Folha de São Paulo.

Guilherme Weber tem sólida carreira no teatro, tendo iniciado nos palcos em 1991. Em 1993, fundou, com o também curitibano Felipe Hirsch, a Sutil Companhia de Teatro. No mesmo ano, recebeu 17 prêmios. Em dezoito anos de atividades e a criação de espetáculos, a companhia teatral encenou peças como A Vida é Cheia de Som e Fúria e Não Sobre o Amor, acumulando mais de cem prêmios e participações nos mais importantes festivais pelo mundo afora.

Recebeu duas vezes o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), como melhor ator de teatro por Educação Sentimental do Vampiro e de melhor ator de televisão pela série Queridos Amigos. Dirigiu a peça Os Altruístas de Nicky Silver, com Mariana Ximenes em 2011. Em sua sexta parceria com o dramaturgo Will Eno, dirigiu Os Realistas, com Débora Bloch, sucesso da temporada carioca de 2016.

Na Televisão, tem uma carreira consagrada em diversas novelas, séries e especiais, entre eles, Carandiru, outras histórias e Queridos Amigos, pelo qual recebeu o Prêmio APCA, da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo, de melhor ator de televisão de 2008. Em telenovelas, o ator estreou em Um Anjo Caiu do Céu, numa participação especial. Também participou de um episódio da série Os Normais. Um personagem marcante na televisão foi o maquiavélico e psicopata Tony de Da Cor do Pecado, em que contracenou com Giovanna Antonelli.

No cinema, atuou em Nina, de Heitor Dhalia; Olga, de Jayme Monjardim; Cleópatra, de Julio Bressane e Árido Movie, de Lírio Ferreira. O filme Deserto (2016) é sua estreia em direção em longa metragem.

Em 2012, roterizou e dirigiu o clipe da música Dreamer, foi escolhido um dos melhores do mundo no International Music Video Festival em Paris.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2020 :: Alice & Só
2019 :: Acqua Movie
2017 :: REAL – O plano por tras da história
2015 :: Meu amigo Hindu
2013 :: Meus Dois Amores
2007 :: Cleópatra
2006 :: Árido Movie …. Jonas
2004 :: Nina …. Arthur
2004 :: Olga …. Otto Braun
2003 :: Paisagem de meninos
1998 :: Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro
1998 :: Fui Rei

:: Filmografia como Diretor ::

2016 :: Deserto

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Guilherme Weber. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/guilherme-weber/
INTERNET MOVIE DATABASE. Guilherme Weber. Disponível no endereço: http://www.imdb.com/name/nm0916591/
WIKIPEDIA. Guilherme Weber. Disponível no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Weber

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Guilherme Weber

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.