fbpx

Gyula Kolozsvari

Biografia

Gyula Kolozsvari é um cineasta e diretor de fotografia nascido em Debrecen, na Hungria, em 1940. Desembarcou em São Paulo em 1958 e fez seu aprendizado com seu conterrâneo, o mestre Rudolph Icsey, então perfeitamente integrado na capital paulista.

Sua primeira experiência no cinema acontece em 1967, como assistente de câmera no filme O Corintiano, de Milton Amaral. No ano seguinte fotografa o curta Portinari, Um Pintor de Brodósqui, de João Batista de Andrade. Em 1976 dirige o longa Um Golpe Sexy.

Constituiu longa filmografia como câmera, assistente de câmera, foquista e fotógrafo entre 1967 e 1986.

No final dos anos 1970, dirigiu a fotografia de vários documentários institucionais feitos para cumprir a lei do curta.

Filmografia

Filmografia:

1967/71 – Museus de São Paulo: Museu Paulista e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (CM); 1968 – Cândido Portinari, Um Pintor de Brodósqui (CM); Issei, Nissei, Sansei (CM); 1969 – A Batalha dos Sete Anos (CM) (cofot. Júlio Heilbron); 1970 – Enlace Ana Maria e Jesus (CM); Humberto Mauro (CM); Votuporanga 30º Aniversário (CM); 1972 – Os Desclassificados; As Mulheres Amam Por Conveniência; 1973 – A Chama do Progresso (CM) (cofot. Hans Bantel e André Palluch); A Virgem; A Pequena Órfã; 1974 – Pensionato de Mulheres; 1976 – Realizações Públicas em S. J. do Rio Preto N.4 (CM); Um Golpe Sexy (dir., fot.); Traição Conjugal; 1977 – Bandeira (CM); 1978 – As Trapalhadas de Dom Quixote & Sancho Pança; Guilherme de Almeida (CM); 1979 – A Arte na Madeira (CM); A Arte no Mármore (CM); A Ciência Milenar da Acupuntura (CM); A Índia na Porta do Brasil (CM); O Outro Lado do Crime; Peixes a Baila (CM); 1986 – Preguiça: Imagens Para Mário Andrade (CM); Um Dia, Um Circo (CM).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.