fbpx

Haydé Miranda

Biografia

Haydé Miranda é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 04 de outubro de 1926.

Começou sua carreira como radioatriz na Rádio Nacional, passando depois pela Tupi e Tamoyo. Fernando Chateaubriand, responsável pela instalação do equipamento técnico da emissora, ao vê-la nos corredores da rádio, pediu-lhe uma foto para servir como imagem de prova para a TV Tupi, que seria logo inaugurada. Resultado satisfatório: foi contratada para fazer par com Luiz Jatobá, sendo, portanto, a primeira apresentadora da televisão brasileira e também a primeira do programa Alô Doçura, ao lado do ator Paulo Maurício. Faz também a Lady Bela, a heroína do Falcão Negro, interpretado por Gilberto Martinho.

Estreou no cinema em 1951, em Milagre de Amor, mas fez poucos filmes, dando prioridade à televisão.

A partir da década de 1960, atuou em novelas, sendo Rainha da Sucata (1990), Lua Cheia de Amor (1990) e Sonho Meu (1993), as mais recentes.

Foi casada com o locutor Fernando Garcia.

Filmografia

1974 – Relatório de um Homem Casado
1951 – Milagre de Amor

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br//

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.