fbpx

Heitor de Andrade (1922-1966)

Biografia

Ector Fecarotta, em arte conhecido como Heitor de Andrade, foi um ator nascido em Palermo, na Itália, no dia 10 de junho de 1922.

Chegou ao Brasil em 1925, com sua família, aos três anos de idade. Estudou no Colégio Dante Alighieri. Cursa Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Paulo. Em 1944, um amigo seu, o ator Maurício Barroso, o leva para a Rádio Tupi-Difusora. Logo se destaca como apresentador do programa Música Sempre Música e Sabati nas Maisena, que reunia alunos dos melhores colégios para uma gincana.

Com a inauguração da TV, em 1950, faz de tudo, direção, jornalismo, teatro, mestre de cerimônias, apresentador, redator e ator. Participa de um único filme, Quase no Céu, em 1949, direção de Oduvaldo Vianna, em que participa todo o cast da futura TV Tupi, mas infelizmente esse fi lme está perdido. Na televisão, como ator, participa de vários especiais como De Mãos Dadas (1952), Oliver Twist (1955) e O Pequeno Mundo de Camilo (1957), além dos ótimos TV de Vanguarda (1953/1958) e TV Teatro (1958). Em 1954 dirige as séries Encruzilhada e Falcão Negro.

Casa-se com a atriz Zilda de Lemos, que abandona a profissão para se dedicar ao lar. Com ela teve três filhos.

Morreu em 18 de junho de 1966, aos 44 anos de idade, em São Paulo. Foi homenageado tendo seu nome em uma rua e uma escola em São Paulo.

Filmografia

1949 :: Quase no Céu

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Heitor de Andrade. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/heitor-de-andrade/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.