fbpx

Helena Jobim (1931-2015)

Biografia

FOTO Helena JobimHelena Isaura Brasileiro de Almeida Jobim, em arte mais conhecida como Helena Jobim, foi uma escritora brasileira nascida no Rio de Janeiro no dia 27 de fevereiro de 1931. Faleceu em Belo Horizonte no dia 13 de setembro de 2015.

Interessada pela literatura desde menina, a carioca Helena Jobim começou a escrever seus primeiros poemas aos dez anos. Depois de terminar o magistério, fez por um ano o curso de Criatividade Literária e Literatura Brasileira e Portuguesa, na PUC-Rio, e durante sete anos o de Literatura Brasileira e Portuguesa com Ivan Cavalcanti Proença. Estreou na literatura em 1968, com o romance A chave do poço do abismo, escrito a quatro mãos com Vânia Reis e Silva, foi finalista do Prêmio Walmap, assim como Clareza 5, seu segundo livro. A seguir, publicou Trilogia do assombro, vencedor do Prêmio José Lins do Rêgo, Os lábios brancos do medo e Verão de tigres. Em 1993, recebeu o prêmio Destaque em Prosa, da União Brasileira de Escritores (UBE), pelo conjunto da obra.

Sua Trilogia do assombro foi adaptada para o cinema pelo diretor Marco Altberg, em 1986, no filme Fonte de Saudade. Em 1997, escreveu Antonio Carlos Jobim, um homem iluminado, biografia de seu irmão Tom Jobim, um sucesso de vendas e já publicado no Japão e em Portugal. Por esse livro, a autora recebeu da UBE a menção Hors Concours. Pressinto os anjos que me perseguem é o primeiro dos sete tomos da Coleção Bastidores da Criação.

Sua vida e obra são temas de um documentário do diretor mineiro Ernane Alves, com previsão de lançamento em 2016. O longa-metragem Helena é produzido pela Portraits Factory Filmes Ltda.. Atores, como Bruno Gagliasso, Deborah Seco e Sandy Leah, interpretam poemas e trechos dos livros da irmã de Tom Jobim, com trilha sonora original que será produzida pelo músico Lucas Lima.

Livros Publicados

JOBIM, Helena. Recados da Lua. Rio de Janeiro: Record, 2001.
JOBIM, Helena. Pressinto os Anjos que me Perseguem. Rio de Janeiro: Record, 2000.
JOBIM, Helena. Antonio Carlos Jobim, um homem iluminado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
JOBIM, Helena. Verão de Tigres. : Rio Fundo, 1990.
JOBIM, Helena. Os lábios brancos do medo. : Mitavaí, 1985.
JOBIM, Helena. Trilogia do assombro. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.
JOBIM, Helena. Clareza 5. : Mitavaí, 1974.
JOBIM, Helena. A chave do poço do abismo. : Editora O, 1968.

Bibliografia

Internet:

Vida e obra da escritora Helena Jobim ganham filme dirigido por Ernane Alves. UAI Divirta-se, 19 de janeiro de 2014.
A história e a cultura dos Jobim. Correio do Povo, 8 de setembro de 2001.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Helena Jobim (1931-2015)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.