fbpx

Heleninha Costa (1924-2005)

Biografia

Helena Costa, em arte conhecida como Heleninha Costa, foi uma cantora brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) non dia 18 de janeiro de 1924.

Formou-se contadora, mas foi seduzida pela música popular, ao ser levada para a Rádio Nacional por César Ladeira, em 1947. Tornou-se grande intérprete e passa a cantar nos cassinos da Urca, Quitandinha e Atlântico.

Fez seu primeiro filme em 1941, Céu Azul, cantando e interpretando a música Tocando a Campainha, mas dedicou-se quase que totalmente à carreira de cantora.

Em 1953, casou-se com Ismael Neto, fundador do conjunto musical Os Cariocas, autor, com Antonio Maria, do clássico Valsa de uma Cidade, mas o casamento dura pouco, pois Ismael morreu prematuramente em 1956, aos 31 anos de idade. Depois casou-se com Paulo Grazioli.

Faleceu em 11 de abril de 2005, aos 81 anos de idade, no Rio de Janeiro, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Filmografia

1956 – Vamos com Calma
1948 – Pra Lá de Boa
1941 – Céu Azul

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.