fbpx

Heleno – O Príncipe Maldito (2011)

Trailer

Sinopse

Em julho de 2010, começou a segunda etapa de filmagens do filme Heleno, do diretor José Henrique Fonseca.

O galã Rodrigo Santoro, que vive o protagonista do filme, vai sofrer uma grande transformação para compor e caracterizar o personagem, pois a partir de agora serão filmadas as cenas da fase decadente da vida do “craque problema”, Heleno de Freitas (1920-1959). “É a parte do filme que relembra os piores momentos da biografia do jogador de futebol.”, diz o diretor.

Produção inspirada no livro Nunca houve um homem como Heleno, do jornalista Marcos Eduardo Neves.

Depois de participar dos festivais de Toronto e Cartagena (Colômbia), ter seu desempenho elogiado pelas revistas norte-americanas “The Hollywood Reporter” e “Variety” e ver o filme que produziu ser comparado ao Touro Indomável (1980) de Martin Scorsese, Rodrigo Santoro agora leva seu Heleno ao Festival Internacional de Cinema de Miami, onde será exibido no dia 4 de março, poucas semanas antes de sua estreia nos cinemas brasileiros, em 23 de março.

Heleno, de José Henrique Fonseca, traz Rodrigo Santoro no papel de Heleno de Freitas, jogador de futebol ídolo do Botafogo nos anos 1940, conhecido por seu grande talento, seu temperamento difícil e sua paixão pelas mulheres.

“As reações têm sido muito positivas, desde Toronto, onde tivemos uma bela resposta do público e boas críticas. Também recebemos um prêmio no Festival de Havana e agora em Cartagena a recepção foi bem calorosa. Esperamos que em Miami também seja. Parece-me que o fato de que o filme conta a história de um jogador de futebol acaba provocando uma forte identificação por partes dos latinos. O que esperamos é que no Brasil, até por se tratar de uma personagem que é parte do patrimônio do futebol brasileiro, o filme também encontre seu público”, disse Santoro em entrevista ao UOL por e-mail, de Cartagena, onde o filme foi exibido nesta segunda-feira (27).

O filme Heleno é o segundo longa de José Henrique Fonseca (diretor de O Homem do Ano), que contou por telefone que tinha Rodrigo Santoro em mente para o papel do protagonista desde que se envolveu no projeto. “Eu já sabia da história do Heleno de Freitas e, quando eu entrei mais na pesquisa, eu só via o Rodrigo ali, não via outro ator. Nós já éramos amigos e eu achei que ele era o perfil certo para esse filme. Brinquei com ele, ‘se você não fizer, eu não faço’. Também o chamei para produzir porque acho que o ator entrar como produtor aumenta o envolvimento, o comprometimento”, diz.

Além do porte físico de galã, Fonseca via em Santoro um caráter completamente oposto ao de Heleno e achava que isso enriqueceria o personagem. “Eu gosto dessa medida, de ter um ator como o Rodrigo, que é equilibrado e doce, totalmente diferente do personagem, que era irascível. Acho sempre interessante trabalhar com as antíteses. Acho que o fato do Rodrigo ter feito o Heleno trouxe complexidade para o personagem, que era o que eu queria”.

O ator diz que, para ele, interpretar uma pessoa real não é nem mais difícil nem mais fácil do que interpretar um personagem fictício, apenas um processo diferente. “Trabalhando com o elemento real, de certa forma você está comprometido com as referências, desde fotografias até a imagem que existe na cabeça das pessoas. Por outro lado, já possui um ponto de partida para a criação da personagem. No caso de uma personagem fictícia, a liberdade é completa. Mas, em compensação é preciso criar esse ponto de partida”, diz.

Elenco

Rodrigo Santoro …. Heleno de Freitas
Alinne Moraes …. Silvia
Othon Bastos …. Carlito Rocha
Herson Capri
Angie Cepeda
Orã Figueiredo
Duda Ribeiro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Heleno – O Príncipe Maldito que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: José Henrique Fonseca
Roteiro: Felipe Bragança e Fernando Castets e José Henrique Fonseca
Produtores: Eduardo Pop e Rodrigo Teixeira
Produção: José Henrique Fonseca, Rodrigo Teixeira, Eduardo Pop e Rodrigo Santoro
Produção Executiva: Beto Bruno e Eliane Ferreira
Direção de Fotografia: Walter Carvalho, abc
Direção de Arte: Marlise Storchi
Figurino: Rita Murtinho
Maquiagem: Martín Macías Trujillo
Montagem: Sergio Mekler
Som direto: Jorge Saldanha
Desenho de som: Waldir Xavier
Mixagem: Michael Semanick e Rodrigo Noronha
Música: Berna Ceppas
Distribuidora: Downtown Filmes

Bibiografia

Livros:

NEVES, Marcos Eduardo. Nunca houve um homem como Heleno. : Ediouro, .

Internet:

Facebook Oficial do Filme. https://www.facebook.com/helenofilme

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Heleno – O Príncipe Maldito (2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.