fbpx

Hélio de la Peña

Biografia

Helio Antonio do Couto Filho, em arte mais conhecido como Hélio de la Peña, é um ator, músico, cantor, humorista, escritor e roteirista brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 18 de junho de 1959. É membro do grupo humorístico Casseta & Planeta.

Foi fundador da revista de humor Casseta Popular, ao lado de Marcelo Madureira e Beto Silva, seus colegas de faculdade (no caso, de Engenharia de Produção, da UFRJ). Trabalhou na empresa Promon Engenharia. Participou da banda Casseta & Planeta. Foi um dos redatores do programa TV Pirata (1988 a 1990, 1992).

Com o grupo Casseta & Planeta, escreveu e atuou nos filmes A Taça do Mundo é Nossa (2003), direção de Lula Buarque de Hollanda, e Seus Problemas Acabaram! (2006) direção de José Lavigne. Lançou O Livro do Papai (Editora Objetiva), em 2003, e o romance de humor Vai na Bola, Glanderson (Objetiva) em 2006.

Como roteirista, adaptou O Livro do Papai para a televisão, criando um especial em 4 episódios chamado Paidecendo no Paraíso (GNT, 2007). Com Arlindo Cruz e Mu Chebabi, é autor do Samba da Globalização, que lançou a programação da TV Globo em 2008.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2017 :: Correndo atrás
2013 :: Muita calma nessa hora 2
2006 :: Seus Problemas Acabaram!
2003 :: A Taça do Mundo é Nossa

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2017 :: Macaco Tião, O Candidato do Povo

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Hélio de la Peña. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/helio-de-la-pena/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Hélio de la Peña

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.