fbpx

Heloisa Buarque de Hollanda

Biografia

Heloisa Buarque de Hollanda é uma escritora e produtora cultural brasileira nascida em Ribeirão Preto (SP), em 1939.

Projetou-se como figura-chave na crítica literária no Rio de Janeiro desde os anos 1970. Em 1975, organizou a antologia 26 poetas hoje, marco da Poesia Marginal — um grupo de poetas que se fez publicando artesanalmente os próprios livros e se apresentando em happenings e performances na noite carioca, à margem do mercado editorial e sob o peso da ditadura militar (1964-85). Entre os muitos méritos da antologia, que nas décadas seguintes permaneceria sendo reeditada e debatida, estava uma autora inédita de 23 anos que já demonstrava um impressionante domínio de sua poética: Ana Cristina Cesar.

Heloisa não foi apenas sua editora de primeira hora, mas também uma amiga, uma interlocutora e, depois do suicídio de Ana C., em 1983, uma das maiores pesquisadoras e divulgadoras de sua obra. Além de editora da Aeroplano, casa de publicações mais conceituais de intelectuais e artistas, é autora de inúmeros livros de ensaios de crítica e história da cultura, entre os quais Ensaístas brasileiras (1993) e Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura (1994).

Heloisa Buarque de Hollanda prepara o relançamento de Correspondência Incompleta (1999), de Ana C., acrescido de áudios da poeta — uma palestra sobre sua obra e uma entrevista para a rádio — e uma nova edição da antologia clássica 26 poetas hoje, além de um aplicativo com os cartões postais que recebeu da amiga.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.