fbpx

Helvécio Marins Jr.

Biografia

Helvécio Marins Jr. é um cineasta e produtor brasileiro nascido em Belo Horizonte, capital de Minhas Gerais, em 1973. Um dos fundadores do grupo Teia, ficou conhecido por seus curtas-metragens Nascente (2005) e Trecho (2006). Estreou em longas com Girimunho (2011), codirigido com Clarissa Campolina e selecionado para a mostra Horizonte do Festival de Veneza.

Teve sua primeira retrospectiva como diretor em Vila do Conde, um dos maiores festivais de curtas do mundo ao lado de Oberhausen, Clermont Ferrand, Tampere.

Além do Girimunho e dos seus principais curtas, (Nascente, Trecho, Nem marcha nem chouta, 2 Homens e Alma Nua (video-instalação), Helvécio foi um dos 3 realizadores convidados (ao lado da lenda do cinema experimental norte-americano, Thom Andersen e do bielorusso, Sergei Loznitsa, diretor de “Minha Alegria” e “In the fog”, vencedor do prêmio da crítica em Cannes este ano) a fazer um curta em comemoração aos 20 anos do festival de Vila do Conde.

Este novo curta chama-se O Canto do Rocha e é seu primeiro filme realizado fora do Brasil. Filmado na cidade do Porto e com uma equipe portuguesa, (a exceção é a montadora Marina Meliande) o curta é uma mistura de performance, documentário e ficção e fala sobre a vida de Alfredo Rocha, um ex cantor de fado, ex traficante, ex presidiário (14 anos), faixa preta de caratê e atualmente dono de um café na rua de São Victor, região das Fontainhas do Porto, próximo a Ribeira.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2019 :: Querência
2013 :: Fernando que ganhou um Pássaro do Mar
2012 :: O Canto do Rocha
2011 :: Girimunho (codir. Clarissa Campolina)
2011 :: Desassossego (codir. Clarissa Campolina, Carolina Durão, Andrea Capella, Ivo Lopes Araújo, Marco Dutra, Juliana Rojas, Marina Meliande, Caetano Gotardo, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Gustavo Bragança, Felipe Bragança e Karim Aïnouz)
2009 :: Nem marcha nem chouta
2006 :: Trecho
2005 :: Nascente
2001 :: 2 Homens
:: Alma Nua (video-instalação)

:: Filmografia como Produtor ::

2010 :: O céu sobre os ombros, de Sergio Borges. Prêmio de melhor filme, direção e roteiro no Festival de Brasília.
2009 :: A falta que me faz, de Marília Rocha
2008 :: Acácio
2007 :: Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato
2005 :: Aboio

Bibliografia

Internet:

TEIA. http://www.teia.art.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

5 comentários sobre “Helvécio Marins Jr.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.