fbpx

Henrique Duarte

Biografia

Henrique Duarte é um cineasta, roteirista, montador e músico brasileiro. Formado em Jornalismo, pela UFBA, iniciou sua carreira em audiovisual no programa Soterópolis (TVE Bahia), em 2011.

De lá para cá, dirigiu alguns videoclipes, como “Ao Avesso” (2013) e “Welcome To This Song” (2014), do Eric Assmar Trio, e fez co-direção de “Respiro Fundo” (2016), da banda Os Informais.

No cinema, foi co-diretor e montador do curta documental Coletivo, Criação e Movimento (2014), participou como cinegrafista do curta Omolu: música, dança e ritual (2014) e fez a captação de som do curta ficcional Toque de recolher (2017). Em 2018, lançou seu primeiro longa-metragem como diretor e montador, Orin: música para os Orixás, e desde 2017 tem trabalhado na co-direção do longa-metragem Ilha da Viúva, sobre o povo indígena Tuxá.

Henrique também é músico. De 2006 a 2011, foi baixista da banda Acord, em 2012 morou em Boston (EUA), onde tocou com o grupo Star Stéreo e, desde 2014, é integrante da Tabuleiro Musiquim.

Filmografia

2018 :: Orin: música para os Orixás
2017 :: Ilha da Viúva
2017 :: Toque de recolher
2014 :: Omolu: música, dança e ritual
2014 :: Coletivo, Criação e Movimento

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Henrique Duarte. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/henrique-duarte/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.