fbpx

Hermenegildo Lopes Antunes (1918-1995)

Biografia

Hermenegildo Lopes Antunes foi um empresário natural de Troviscal, Castanheira de Pêra, no dia 11 de janeiro de 1918. Foi sócio da maior cadeia de cinemas do país em seu tempo, a Cinematográfica Haway. Dinamizou o calendário de eventos populares e re-decoração das instalações da Casa de Portugal de São Paulo. Homem de muito prestígio na Comunidade, mereceu vários títulos e condecorações brasileiras e portuguesas.

Veio para o Brasil, muito jovem, em 1930/31, com um grande desejo de vencer. Era filho de José Francisco Antunes de Souto Escuro e de Deolinda da Conceicão Antunes. Tinha uma forte personalidade e queria a todo o custo ser Alguém. Trabalhou dia e noite para marcar posição e se afirmar como lutador ambicioso. Foi caixeiro, entregador de mercadorias, fez limpeza de estabelecimentos, foi entregador de pão, padeiro. Fez de tudo um pouco e deixou por onde passou a sua marca de honradez e dignidade. Muito económico e sempre lutando para se afirmar, foi subindo aos poucos e alargando o círculo de amigos, até chegar a ter uma posição invejável de comerciante respeitado e estimado por todos.

Foi Diretor no Sindicato dos Panificadores de São Paulo, onde deixou a sua marca pelas intervenções sempre serenas, conscientes e justas. Ajudou sempre os amigos e conterrâneos, quer com conselhos, quer com bens materiais.

Diversificou seus investimentos, sendo um grande executivo de cinema, ocupando a melhor posição de São Paulo, sendo co-proprietário de 45 cinemas na cidade de São Paulo, Campinas, São Bernardo, São Caetano e Santo André.

Esteve sempre na primeira linha nas iniciativas filantrópicas da sua terra, com a sua presença e participação material. Recebeu do Governo Português a COMENDA DE BENEMERÊNCIA, com o GRAU DE OFICIAL DA ORDEM, em 13 de Março de 1973. Foi Presidente da Casa de Portugal de São Paulo entre 24 de Março de 1977 a 05 de Março de 1985.

Faleceu no dia 25 de novembro de 1995 em São Paulo, cidade que o acolheu, onde se encontram os seus restos mortais.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.