fbpx

High School Musical – O Desafio

Sinopse

Um novo ano escolar começa no colégio High School Brasil. Com o reinício das aulas, Olavo, o capitão da equipe de futsal Lobos-Guará, descobre que sua vizinha e colega de classe Renata mudou muito durante as férias. Paula, sem mudanças, continua vaidosa como sempre e gastando seu tempo dominando o irmão Fellipe e suas amigas Alícia e Clara, ou como ela prefere chamar: As Invisíveis.

O diretor do colégio e a Professora Márcia, de Artes, convoca os alunos para o primeiro Concurso de Música. Será a o oportunidade para que os estudantes demonstrem ser verdadeiras estrelas da música.

Apenas uma banda será a vencedora, aquela que for capaz de trabalhar em equipe, buscar a superação e souber que não basta apenas formar um grupo com os melhores artistas – é imprescindível que demonstrem ser as melhores pessoas.

Trabalhando contra o relógio e com poucos recursos, os alunos se empenham para o grande dia. Olavo e Renata, juntos com Moroni, Bia, Samuel, Fábio e Ed participam do concurso formando uma banda que denominaram de A Tribo. Moroni de início ironiza a possibilidade de cantar. Os outros rapazes que fazem parte dos Lobos-Guará também não ficam muito animados com a proposta de formarem uma banda e cantarem no Concurso de Música, mas acabam aceitando a ideia. Renata, que havia sido preterida por Paula em seu grupo, junta-se a Olavo e seus amigos para formarem a banda. Percebem que precisam da ajuda de Fellipe para que todos encontrem a harmonia ao cantarem. Ao mesmo tempo, Paula tenta prejudicar a banda para que eles não sejam bem sucedidos. Ela não se conforma ao ver que seu irmão Fellipe aceita o convite da Banda A Tribo e procura fazer de tudo para que ele não apoie a banda rival. Chega ao extremo de burlar o regulamento da disputa. No momento da apresentação, Paula perde a voz e é Karol quem segura a apresentação podendo finalmente mostrar seu talento vocal. Mesmo assim ela busca Paula atrás das cortinas para finalizar a apresentação. A atitude das pessoas faz com que Paula se redima ao final do Concurso de Música e perceba que a amizade e o bom relacionamento familiar são mais importantes do que a mera vaidade.

Por sua vez, o pai de Olavo reconhece que o filho pode fazer suas próprias escolhas e lhe dar orgulho tanto nos esportes como em outras áreas, como foi o caso da música.

High School Musical: O Desafio é a adaptação cinematográfica brasileira do filme norte-americano High School Musical, adaptado do livro Battle of the Bands para o mercado brasileiro. A produção local é da Total Entertainment, conhecida também como Total Filmes, e a co-produção fica nas mãos da Walt Disney Studios Motion Pictures Brasil, responsável pela distribuição.

O filme brasileiro é a terceira produção da Disney na América Latina, já que a Argentina e o México tiveram suas versões: High School Musical: El Desafío (Argentina) e High School Musical: El Desafío (México). No entanto o filme sofreu algumas mudanças já que os produtores César Rodrigues e a Total Filmes “abrasileiraram” o projeto filmado no Rio de Janeiro, não seguindo o estilo caricato que se vê nas outras produções latinas. O diretor de arte, Clóvis Bueno, conseguiu adaptar o visual de maneira diferenciada, a produtora Iafa Britz se emocionou ao ver a coreografia do Olodum e do futebol. Os números de dança ficaram a cargo de Tânia Nardini e de sua equipe de três coreógrafos. O maestro Marconi Araújo preparou a voz dos atores e o produtor musical Guto Graça Mello fez as músicas.

A renomada diretora Karen Acioly trabalhou durante dois meses na preparação do elenco principal, trabalhando em conjunto com César Rodrigues. Para este primeiro projeto cinematrográfico da Disney no Brasil, César Rodrigues aproveitou sua experiência com crianças e adolescentes no teatro. Quanto às filmagens dos números musicais, o diretor teve à sua disposição três câmeras e uma grua de 11 metros SteadyCam Dolly.

O elenco do filme foi escolhido depois de várias audições do Disney High School Musical – A Seleção (ou só HSM – A Seleção). É formado por Olavo Cavalheiro, Renata Ferreira, Paula Barbosa, Fellipe Guadanucci, Samuel Nascimento, Karol Cândido, Beatriz Machado, Moroni Cruz. Conta com a participação especial da cantora Wanessa. Vale salientar que os dezoito finalistas do High School Musical a Seleção estão entre os figurantes. As filmagens iniciaram em abril de 2009 e foram concluídas em 14 de junho. As sessões do filme iniciaram nos principais cinemas do Brasil a partir do dia 05 de fevereiro de 2010.

Ficha Técnica

Direção: César Rodrigues

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.