fbpx

Hilda Rebello (1925-2019)

Biografia

Hilda de Medeiros Rebello, em arte conhecida como Hilda Rebello, é uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 30 de setembro de 1925. É mãe do ator e diretor Jorge Fernando.

Sua carreira nos palcos e atrás das câmeras começou tarde. Por insistência do filho, a então professora de corte e costura, entrou no curso do Teatro Tablado – um dos mais tradicionais do Rio – aos 62 anos. Seis anos depois, fazia sua estreia na peça Uma historia de boto vermelho – o que lhe rendeu, em 1994, uma entrada no Guinness, o Livro dos Recordes, como a mais idosa a estrear em palcos.

Por influência do filho, estreou na novela Que Rei Sou Eu?. Com muita simpatia, irreverência e competência, não decepcionou, pois acabou por participar de muitas outras como A Próxima Vítima (1995), Vila Madalena (2001), Sete Pecados (2007), Beleza Pura (2008) e os programas Guerra e Paz (2008), Casos e Acasos (2008) e Nada Fofa (2008), como jurada.

Em 1995, estreou no cinema com Menino Maluquinho – o Filme, como a avó do personagem principal.

A atriz faleceu, aos 95 anos, no dia 29 de dezembro de 2019. Ela estava internada no CTI do Hospital Pró-cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, já havia uma semana para tratar uma infecção respiratória.

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Hilda Rebello. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/hilda-rebello/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.