fbpx

Hoje (2011)

Trailer

Sinopse

Denise Fraga, premiada como melhor atriz nos festivais de Brasília, Gramado e Havana, e o uruguaio César Troncoso, protagonista de O Banheiro do Papa, lideram o elenco de Hoje, o novo longa-metragem da diretora Tata Amaral que foi rodado no mês de março em São Paulo.

No filme, que tem roteiro baseado no livro Prova Contrária, de Fernando Bonassi, Denise Fraga interpreta Vera, uma ex-militante política. Com o reconhecimento da morte do marido, Luiz, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar brasileira (1964-1985), a personagem recebe indenização e pode comprar um sonhado apartamento próprio. Porém, quando finalmente consegue tocar sua vida para frente e libertar-se desta condição de “suspensão” em que viveu durante décadas, seu marido reaparece para assombrá-la. O reencontro transforma-se em um acerto com o passado.

Completam o elenco de “Hoje” João Baldasserini (do filme “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas, e da telenovela “Tempos Modernos”), Cláudia Assunção (revelada no longa “O Sol do Meio Dia”, de Eliane Caffé), Lorena Lobato (“O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, e “Hotel Atlântico”, de Suzana Amaral) e o jovem ator Pedro Abhull.

Em “Hoje” estão reunidos parceiros constantes na trajetória de Tata Amaral: o escritor Fernando Bonassi, o roteirista Jean-Claude Bernardet (aqui em colaboração com Rubens Rewald e Felipe Sholl), o diretor de fotografia Jacob Solitrenick, o técnico de som João Godoy e a montadora Idê Lacreta. A direção de arte está a cargo de Vera Hamburger.

Conhecido por suas intervenções urbanas e trabalhos de arte e design, o coletivo BijaRi participa com projeções que invadem o realismo da narrativa e interagem com os personagens.

O filme é uma co-produção entre a Tangerina Entretenimento (de “Antonia”) e a Primo Filmes (de “O Cheiro do Ralo”) e conta com patrocínio da Petrobras, Prefeitura da Cidade de São Paulo e Sabesp.

Elenco

Denise Fraga
César Troncoso
João Baldasserini
Cláudia Assunção
Lorena Lobato
Pedro Abhull

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Hoje (2011) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Tata Amaral
Roteiro: Jean-Claude Bernardet, Rubens Rewald e Felipe Sholl
Baseado no livro Prova Contrária, de Fernando Bonassi;
Direção de fotografia: Jacob Solitrenick
Direção de Arte: Vera Hamburger
Técnico de som: João Godoy
Montagem: Idê Lacreta
Fotos still: Ding Musa
Projeções: BijaRi
Produção: Tangerina Entretenimento | Primo Filmes
Patrocínio: Petrobras Prefeitura da Cidade de São Paulo | Sabesp

Bibliografia

Livros:

BONASSI, Fernando. Prova Contrária. : , .

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Hoje. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/hoje/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Hoje (2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.