fbpx

Humberto Avelar

Biografia

FOTO Humberto AvelarHumberto Avelar é um Diretor de Cinema de animação e Televisão brasileiro. Formou-se em Comunicação Social com especialização em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e iniciou sua carreira como animador de filmes publicitários.

Como profissional, trabalhou para TV Globo produzindo storyboards, artes e animações para programas e vinhetas. Realizou em paralelo, desenhos para publicações infantis, charges e quadrinhos e foi professor de animação na UFRJ.

Recentemente, trabalha como Diretor da série Sítio do Picapau Amarelo em desenho animado para Mixer/TV Globo e como diretor de animação na produtora Multirio, onde desenvolve e cria filmes de animação para cinema e TV, séries, aberturas e campanhas.

Seus filmes de animação da série Juro que vi: O Curupira, O Boto e Matinta Perera, e da série Cantigas de roda: Seu Lobo, vem sendo premiados em festivais de cinema dentro e fora do Brasil, com destaque para o Prix Jeneusse Iberoamericano, o Japan Prize e para os Festivais de Recife, Maranhão, Bahia e Animamundi. Esses trabalhos obtiveram o selo de altamente recomendáveis para crianças e adolescentes conferido pelo Ministério da Justiça e receberam menção especial da UNICEF.

Filmografia

2008 :: Saci
2006 :: Matinta Perera
2004 :: O Boto
2004 :: Iara
2003 :: O Curupira
:: Seu Lobo
:: Vai dar Samba

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Humberto Avelar. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/humberto-avelar/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.