fbpx

Humberto Mauro (1897-1983)

Biografia

Humberto Duarte Mauro, em arte mais conhecido como Humberto Mauro, foi um cineasta, produtor e diretor de fotografia brasileiro nascido em Volta Grande (MG) em 30 de abril de 1897. Tem uma importância singular no cenário cinematográfico nacional. É considerado o mais brasileiro dos cineastas brasileiros e por todos respeitado. Segundo o crítico e pesquisador Paulo Emílio Salles Gomes, Humberto Mauro é a primeira personalidade de primeiro plano revelada pelo cinema brasileiro.

Filho de Caetano Mauro, imigrante italiano, e de Tereza Duarte, mineira culta e poliglota, Humberto Duarte Mauro nasceu numa fazenda de Volta Grande, perto de Cataguases (MG), na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, dois anos depois da histórica sessão cinematográfica promovida pelos irmãos Auguste Lumière e Louis Lumière, em Paris, na França.

Em 1910, mudou-se para a cidade de Cataguases e, em 1914, iniciou no universo artístico sendo ator de teatro amador na Revista Ao Correr da Fita. Desde cedo demonstrou habilidade manual e especial interesse pela música e por mecânica – Mauro tocava violino e bandolim e fez um curso de eletromecânica por correspondência. Estudou mecânica como autodidata e foi pioneiro em radioamador na época. Seu primeiro empreendimento foi uma oficina, responsável pela instalação da eletricidade em muitas fazendas na Zona da Mata, e também construiu o primeiro aparelho de recepção radiofônica da cidade onde morava. Vem dessa época a paixão pelo radioamadorismo, que conservou para sempre.

Em 1916, mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de trabalhar numa oficina de enrolamento de motores e transformadores. Paralelamente, foi atleta do Vila Isabel, time de futebol onde foi goleiro, jogador de xadrez e lutador de boxe e luta romana.

Em 1918, depois de trabalhar na Ligth e no Lloyd Brasileiro, ainda no Rio de Janeiro, retornou a Cataguases, e, em fevereiro de 1920, casou-se com Dona Bebê (Maria Vilela de Almeida, a atriz Lola Lys), sua única esposa durante toda a vida e com quem teve três filhos, entre eles o fotógrafo e diretor, José de Almeida Mauro, o Zequinha, parceiro do pai em dezenas de filmes.

Humberto Mauro já tinha 26 anos quando se interessou por cinema. Gostava dos seriados e dos filmes de aventura e imaginava que fazer cinema não era algo assim tão difícil. Nessa época, o Brasil vivia, simultaneamente, a expansão do mercado cinematográfico e a repercussão da Semana de Arte de 22, que em Cataguases se manifestava através das páginas da revista Verde. Para o crítico e pesquisador Paulo Emílio Salles Gomes, Mauro se pôs a fazer cinema não porque fosse intelectualmente moderno, pois não o era, mas porque possuía o gosto e o talento da mecânica. Inicialmente, foi o lado mecânico da máquina de filmar que o conquistou. E completa: o que permitiu a Mauro superar-se intelectualmente foi a alegria criadora do manejo de uma máquina de filmar.

Com uma câmera 9,5 mm começa a fazer experiências cinematográficas e, em 1925, dirigiu seu primeiro filme, o curta Valadião, o Cratera, em parceria com o fotógrafo italiano Pedro Comello, realizou em Cataguases o primeiro filme. Assim surge o Ciclo de Cataguases. Depois, apoiados pelo comerciante Homero Cortes Domingues, iniciaram a produção de Os Três Irmãos, que não chegou a ser concluído. Com a adesão de Agenor Cortes de Barros, a equipe formalizou a criação da empresa produtora Phebo Sul America Film.

Como ator, participa de muitos filmes, sendo sua estreia em 1926 no filme Dois Irmãos. Destacam-se ainda Lábios sem Beijos (1930) e O Descobrimento do Brasil (1937).

O primeiro filme da empresa foi Na primavera da vida, longa-metragem dirigido por Humberto Mauro em 1926. Com ele surgiu a primeira musa do cinema brasileiro, Eva Nil, filha de Pedro Comello, que abandonou a carreira artística rapidamente.

O filme seguinte, Thesouro Perdido, foi um dos preferidos de Mauro. No elenco, além da sua mulher que trabalhou com o pseudônimo de Lola Lys, em sua única incursão cinematográfica, atuou seu irmão Chiquinho, no papel de galã, e o próprio cineasta, interpretando o vilão. Foi nessa ocasião que Comello deixou de participar da equipe e Mauro, juntamente com os outros dois sócios, decidiram transformar a produtora em sociedade anônima para captar recursos.

Mauro seguiu filmando. Em 1929 lançou Braza dormida, depois o curta-metragem Symphonia de Cataguases, e Sangue mineiro, longa-metragem concluído com o auxílio da atriz e produtora Carmen Santos, que estreou em janeiro de 1930.

Em 1930, transfere-se para o Rio de Janeiro, então capital de república, a convite do amigo Adhemar Gonzaga para trabalhar na empresa cinematográfica Cinédia. Seu primeiro filme é Lábios sem Beijos, e, no ano seguinte, fotografou o longa-metragem dirigido por Octávio Gabus Mendes, Mulher. Depois vieram Ganga bruta (1932), – com música de Radamés Gnatalli e do próprio cineasta e a participação da conhecida atriz Déa Selva; A Voz do Carnaval – inspirado numa história de Joracy Camargo, o filme lançou Carmem Miranda no cinema e foi o último trabalho de Mauro para a Cinédia.

Depois de ter enfrentado dificuldades financeiras por causa das poucas oportunidades de trabalho oferecidas pelo mercado cinematográfico, Mauro aceitou dirigir alguns documentários para Carmen Santos. Entre 1934 e 1935, filmou As sete maravilhas do Rio de Janeiro, Inauguração da Sétima Feira Internacional de Amostras da Cidade do Rio de Janeiro, General Osório e Pedro II.

A partir de então, Mauro nunca mais parou de filmar. Fosse ficção ou documentário. Em 1935, com a colaboração de Henrique Pongetti, realizou Favela dos meus amores, com trilha musical de Ary Barroso, Custódio Mesquita, Sílvio Caldas e Orestes Barbosa. Cidade mulher, de 1936, com enredo de Pongetti, contou com a única trilha sonora escrita por Noel Rosa para o cinema. Também no mesmo ano, Mauro fotografou o filme Grito da mocidade, de Raoul Roulien.

Ainda em 1936, Humberto Mauro ingressou no Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE), fundado por Edgar Roquette-Pinto, onde realizou mais de 300 filmes documentários, entre 1936 e 1964, retratando aspectos diversos do Brasil.

Nas raras interrupções em suas tarefas no INCE, Mauro filmou os longas-metragens de ficção O descobrimento do Brasil, em 1937 – um convite do Instituto do Cacau da Bahia; Argila, com elenco encabeçado por Carmen Santos, em 1940; e O canto da saudade, seu último longa-metragem, em 1952.

Depois de se aposentar no INCE, realizou entre os anos de 1952 e 1967, dezenas de curtas-metragens. Mas sua contribuição ao cinema brasileiro não se esgota aí. Mauro foi ator em Memória de Helena (David Neves, 1969); autor dos diálogos em tupi-guarani de Como era gostoso o meu francês (Nélson Pereira dos Santos, 1971) e Anchieta, José do Brasil (Paulo Cesar Saraceni, 1978); e colaborou, ainda, no argumento e no roteiro de A noiva da cidade (Alex Viany, 1979).

Carro de bois, documentário rodado em Volta Grande, Minas Gerais, em 1974, e produzido pelo Instituto Nacional do Cinema, foi sua última realização cinematográfica – e seu primeiro filme colorido.

Casado com a atriz Lola Lys desde 1920, Humberto Mauro faleceu no dia 05 de novembro de 1983, na cidade onde nasceu, em Volta Grande (MG), aos 86 anos de idade. Com ela teve três filhos, todos seguiram carreira no cinema, em cargos técnicos.

Coincidentemente, a data de sua morte acabou sendo no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional da Cultura, do Cinema Brasileiro e do Radioamador.

À frente do INCE (Instituto Nacional de Cinema Educativo), de 1936 a 1966, Humberto Mauro dirigiu centenas de curtas, retratando aspectos do País. É detentor de uma das maiores filmografias em todos os tempos. Seu nome é cultuado e respeitado nos quatros cantos do Brasil.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

Longas-metragens:

1977 :: Eu Coração Dou Bom (codir. Alex Viany)
1974 :: Carro de Bois
1952 :: O Canto da Saudade
1940 :: Argila (LM)
1940 :: Os Bandeirantes (LM)
1937 :: O Descobrimento do Brasil
1936 :: Cidade-Mulher
1935 :: Favela dos meus amores (LM)
1933 :: A Voz do Carnaval (codir. Adhemar Gonzaga) (LM)
1933 :: Ganga Bruta
1930 :: Lábios sem beijos (LM)
1930 :: Sangue Mineiro (LM)
1928 :: Braza Dormida (LM)
1927 :: Thesouro Perdido (cofot. Bruno Mauro e Pedro Comello)
1926 :: Na Primavera da Vida (LM) (psd: Reinaldo Mazzei)
1925 :: Valadião, o Cratera

Curtas-metragens:

1966 :: Velhas Fazendas Mineiras
1964 :: A Velha a Fiar
1962 :: Lições de Química N° 1 – Misturas e Combinações
1962 :: Lições de Química N° 2 – Processo de Separação das Misturas e Combinações
1962 :: Lições de Química N° 3 – Processos Industriais Para Separação das Misturas
1961 :: Engenho Velho
1961 :: Obra de Aleijadinho
1961 :: O Papel – História e Fabricação
1960 :: Bacia Longa e Assimilida
1960 :: Brasília (Inacabado)
1960 :: Endemias Rurais – Seus Produtos Profiláticos e Terapêuticos
1960 :: Hemostase Cutânea
1960 :: O Refugiado
1960 :: Técnicas Exteriotáxicas no Estudo das Regiões Subcorticais
1959 :: Um Apólogo (nova versão)
1959 :: Dragãozinho Manso (reedição)
1959 :: Cidade de Mariana – Minas Gerais
1959 :: Machado de Assis
1959 :: Poços Rurais – Água Subterrânea
1959 :: Visita ao D.A.S.P.
1958 :: Brasilianas nº 7 – Cantos de Trabalho nº 2 (Inacabado)
1958 :: O Café – História e Penetração no Brasil
1958 :: Cantos de Trabalho Número Dois
1958 :: Cidade de Caeté – Minas Gerais
1958 :: Fabricação da Rapadura – Engenho e Monjolo
1958 :: Largo do Boticário
1958 :: O Oxigênio – Suas Aplicações
1958 :: São João Del Rey
1957 :: Belo Horizonte – Minas Gerais
1957 :: Congonhas do Campo
1957 :: Escola Caio Martins
1957 :: Jardim Zoológico do Rio de Janeiro
1957 :: Pedra Sabão – Seu Uso e suas Aplicações
1956 :: Brasilianas nº 6 – Manhã na Roça
1956 :: Biblioteca Demonstrativa Castro Alves uma Biblioteca Modelo
1956 :: Construções Rurais – Fabricação de Tijolos e Telhas
1956 :: Ipanema
1956 :: O João de Barro
1956 :: Manhã na Roça – o Carro de Bois
1956 :: Meus Oito anos – Canto Escolar
1956 :: Sabará
1955 :: Associação Cristã Feminina do Rio de Janeiro – Brasil
1955 :: Cantos de Trabalho – Música Folclórica Brasileira
1955 :: Engenhos e Usinas – Música Folclórica Brasileira
1955 :: Higiene Doméstica
1955 :: Preparo e Conservação dos Alimentos
1955 :: Silo Trincheira Construção e Ensilagem
1954 :: Aboio e Cantigas – Música Folclórica Brasileira
1954 :: Captação da Água
1954 :: Cultura Física – Saúde e Energia
1954 :: Escorpionismo
1954 :: Expansão de Volta Redonda
1954 :: Higiene Rural – Fossa Seca
1954 :: Lundu do Negro Velho
1954 :: Manhãs de Sol
1954 :: Molestia de Chagas
1954 :: Movimentos Protoplasmáticos do Vegetal
1954 :: Museu do Ouro em Sabará
1954 :: Nem Tudo é Aço
1954 :: Nhambikuaras
1954 :: Volta Redonda como é Hoje
1954 :: Brasilianas nº 3 – Aboio e Cantigas
1954 :: Higiene Rural – Fossa Seca
1954 :: Nem tudo é Aço
1954 :: Volta Redonda Como Hoje É
1954 :: Associação Crsitã Feminina do Rio de Janeiro
1954 :: Brasilianas nº 4 – Engenhos e Usinas
1954 :: Brasilianas nº 5 – Cantos de Trabalho
1954 :: Higiene Doméstica
1954 :: Preparo e Conservação dos Alimentos
1953 :: Academia Militar das Agulhas Negras
1953 :: Alimentação e Saúde
1953 :: Instituto de Puericultura Martagão Gesteira da Universidade do Brasil
1953 :: Lentes Oftalmicas – Indústria
1953 :: O Minério e o Carvão
1953 :: Refração Ocular – Correção Ocular
1952 :: Gravuras – Água-forte
1952 :: Gravuras – Ponta seca e Buril
1952 :: Cerâmica – Escola Técnica Nacional – Ministério da Educação e Saúde – 1951
1952 :: Cidade do Aço, Coqueria, Alto Forno e Aciaria
1952 :: A Cirurgia dos Seios da Face (Via Transmaxilar)
1952 :: Cloro – Produção e Aplicações
1952 :: Gravuras: Água Forte
1952 :: Gravuras: Buril, O Canto da Saudade (LM)
1952 :: Ponta Seca, Água-Tinta
1951 :: Cerâmica
1951 :: Conjunto Coreográfico Brasileiro
1951 :: Cultura Musical
1951 :: Escola Preparatória de Cadetes
1951 :: Evolução dos Vegetais
1950 :: Alberto Nepomuceno
1950 :: Assistência aos Filhos dos Lázaros
1950 :: Eclipse
1950 :: Ginásio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas
1950 :: Tratamento Cirúrgico da Sinusite
1949 :: Alberto Nepomuceno
1949 :: Baía da Guanabara (Inacabado)
1949 :: Cidade de São Paulo
1949 :: Cidade do Rio de Janeiro – Brasil
1949 :: Cidade do Salvador – Bahia
1949 :: Ruy Barbosa – 1849-1923 – Primeiro Centenário de Nascimento
1948 :: Brasilianas nº 2 – Azulão e pinhal
1948 :: Castro Alves
1948 :: Berço da Saudade
1948 :: Caldas da Imperatriz
1948 :: Canções Populares – Azulão e Pinhal
1948 :: Castro Alves – 1847-1871
1948 :: Indústria Farmacêutica no Brasil
1948 :: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
1947 :: Campos do Jordão – Estado de São Paulo
1947 :: Coreografia – Posições Fundamentais da Dança Clássica
1947 :: Cristal Oscilador – Industrialização do Quartzo no Brasil
1947 :: Fabricação da Manteiga
1947 :: Fabricação da Penicilina no Brasil
1947 :: Fabricação do Queijo
1947 :: Gramíneas e Flores Silvestres
1947 :: Martins Penna
1947 :: Pasteurização
1946 :: Aspectos da Baia da Guanabara
1946 :: Assistência Hospitalar no Estado de São Paulo
1946 :: Cidades de São Paulo – Campinas
1946 :: Fabricação de Ampolas
1946 :: Jardim Zoológico
1946 :: Leopoldo Miguez – 1850-1902 – Hino da República
1945 :: Aspectos do Sul de Minas
1945 :: Brasilianas nº 1 – Chuá-Chuá e Casinha
1945 :: Pequenina
1945 :: Carro de Bois
1945 :: Serviço Nacional de Tuberculose
1945 :: Aspectos do Sul de Minas
1945 :: Barão do Rio Branco
1945 :: Canções Populares – Chuá Chuá e Casinha Pequenina
1945 :: Carro de Bois
1945 :: Cataguases nas Comemorações do Dia Primeiro de Maio de 1945
1945 :: Combate a Lepra no Brasil – Serviço Nacional de Lepra – M.E.S.
1945 :: Engenho Industrial no Brasil
1945 :: Ensino Industrial no Brasil
1945 :: Marambaia – Escola de Pesca Darcy Vargas
1945 :: O Mate
1945 :: Serviço de Febre Amarela
1945 :: Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico
1945 :: Serviço Nacional de Tuberculose
1945 :: Vicente de Carvalho – 1866-1924 – Palavras ao Mar – Fragmentos
1944 :: Aspectos de Resende – Estado do Rio
1944 :: Carlos Gomes
1944 :: Cristal de Rocha
1944 :: O Escravo
1944 :: Euclydes da Cunha – 1866-1909
1944 :: Farol
1944 :: Melros de Cantagalo
1944 :: Mica
1944 :: Pólvora Negra
1944 :: O Segredo das Asas
1944 :: Aspectos de Resende
1944 :: O Escravo – Carlos Gomes
1944 :: Euclydes da Cunha
1943 :: Gravuras – Ponta Seca
1943 :: Aspectos de Minas
1943 :: Convulsoterapia Elétrica
1943 :: Exposição do D.A.S.P.
1943 :: Fantasia Brasileira – Concerto Para Piano e Orquestra de J. Otaviano
1943 :: Fernão Dias
1943 :: Flores do Campo – Zona do Mata – Minas Gerais
1943 :: Fontes Ornamentais – Antiqualhas Cariocas
1943 :: Grafite
1943 :: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
1943 :: Judas, em Sábado de Aleluia (Martins Penna)
1943 :: Manganês
1943 :: Sifilis Cutânea
1942 :: Carlos Gomes
1942 :: Cidade de Minas – Cataguases
1942 :: Desportos
1942 :: Demonstração de Peças Anatômicas
1942 :: O Despertar da Redentora
1942 :: Dragãozinho Manso
1942 :: Fabricação de Pregos
1942 :: Avenida Tijuca
1942 :: Carlos Gomes – 1836-1896 – O Guarani – Ato Terceiro – Invocação dos Aimorés
1942 :: Cidades de Minas – Cataguazes
1942 :: Coração Físico de Oswald
1942 :: O Despertar da Redentora
1942 :: O Dragãozinho Manso – Jonjoca
1942 :: Exposição de Brinquedos Educativos
1942 :: Fisiologia Geral – Prof. Miguel Osório – Instituto Manguinhos – Rio de Janeiro
1942 :: Henrique Oswald
1942 :: Miocardio em Cultura – Potenciais de Ação
1942 :: Museu Imperial de Petrópolis
1942 :: Reação de Zondek
1942 :: Relíquias do Império
1941 :: Congadas
1941 :: Cerâmica Artística no Brasil – Itaipava – Estado do Rio
1941 :: Faiscadores de Ouro
1941 :: Lapidação de Diamantes
1941 :: Ponteio – Segundo Movimento do Concerto Para Piano e Orquestra de Heckel Tavares
1940 :: Araras
1940 :: Arremesso do Martelo
1940 :: Bandeirantes
1940 :: Coreografia Popular no Brasil
1940 :: O Cristal
1940 :: Dia da Bandeira de 1940
1940 :: Lagoa Santa – Minas Gerais
1940 :: Parada da Juventude- Setembro de 1940
1940 :: Pavilhão da DASP na Feira de Amostras de 1940
1940 :: Peixes Larvófagos
1940 :: Provas de Salto de Professor Japonês
1939 :: Um Apólogo – Machado de Assis (1839-1939)
1939 :: Cerâmica Marajó
1939 :: Copa Roca – 1º Jogo
1939 :: Hospital de Curupati
1939 :: Leishmaniose Visceral Americana
1939 :: Miocárdio em Cultura
1939 :: Propriedades Elétricas do Puraquê
1939 :: O Puraquê
1939 :: Acampamento de Escoteiros
1939 :: Cerâmica de Marajó
1939 :: Copa Roca – Primeiro Jogo – Brasil X Argentina – 8 de Janeiro de 1939
1939 :: Copa Roca – Segundo Jogo – Brasil X Argentina – 15 de Janeiro de 1939
1939 :: Corrida Rústica de Revezamento
1939 :: Dança Clássica
1939 :: Dia da Bandeira de 1939
1939 :: O Dia da Pátria
1939 :: Esterilização Total do Meio Operatório
1939 :: Estudo das Grandes Endemias – Aspectos Regionais Brasileiros
1939 :: Fluorografia Coletiva – Método do Dr. Manuel Abreu
1939 :: Hospital Colônia de Curupaity
1939 :: Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
1939 :: Jardim Zoológico do Rio de Janeiro
1939 :: Leischmaniose Visceral Americana
1939 :: Parada da Mocidade e Raça
1939 :: Propriedades Elétricas do Puraquê
1939 :: O Puraquê – Electrophorus Eletricus – Peixe Elétrico
1939 :: Serviço de Esgotos do Rio de Janeiro – Fundição
1939 :: Serviço de Esgotos do Rio de Janeiro – Tratamento dos Esgotos
1939 :: Serviço de Salvamento
1939 :: Tripanozomíase Americana
1939 :: Visita ao Primeiro B.C. de Petrópolis
1938 :: Aranhas
1938 :: Bronze Artístico – Moldagem e Fundição – Cada da Moeda – Rio
1938 :: Combate a Praga do Algodoeiro em Minas Gerais – Cataguazes
1938 :: Dia da Bandeira de 1938
1938 :: Dia da Pátria de 1938
1938 :: Engenhoca e Sovaca
1938 :: Exposição José Bonifácio
1938 :: Extirpação do Estômago
1938 :: Febre Amarela – Preparação da Vacina Pela Fundação Rock-feller
1938 :: Grande Hotel
1938 :: Hérnia Inguinal
1938 :: Hino a Vitória
1938 :: O João de Barro
1938 :: Laboratório de Física na Escola Primária – Aparelhos Improvisados
1938 :: Método Operatório do Prof. Maurício Gudin
1938 :: Método Operatório do Prof. Maurício Gudin (II)
1938 :: Uma Operação de Hérnia pelo Prof. Maurício Gudin
1938 :: Operação de Apendicite pelo Prof. Maurício Gudin
1938 :: Preparação da Vacina da Febre Amarela pela Fundação Rockefeller
1938 :: Milão – Agosto 1938
1938 :: A Moeda
1938 :: Moinho de Fubá
1938 :: Monitor Parnaíba – Construção Naval Brasileira
1938 :: Morfogênese das Bactérias – Origem e Formação das Colônias
1938 :: Paris
1938 :: Pompéia
1938 :: Roma – Agosto 1938
1938 :: Serviço de Saúde Pública do Distrito Federal
1938 :: Talha (Escultura em Madeira)
1938 :: Toque e Refinação do Ouro – Casa da Moeda – RJ
1938 :: Veneza
1938 :: Vistas de São Paulo
1937 :: Entrega das Instalações da PRA-2 ao M.E.S.
1937 :: Academia Brasileira de Letras
1937 :: Apendicite
1937 :: Os Centros de Saúde do Rio de Janeiro
1937 :: Céu do Brasil no Rio de Janeiro
1937 :: Circulação do Sangue na Cauda do Gerino
1937 :: Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
1937 :: Dança Regional Argentina – Escola Sarmiento
1937 :: Dia da Pátria de 1937
1937 :: Eletrificação da Estrada de Ferro Central do Brasil
1937 :: Equinodermes
1937 :: Hidrostática -Propriedade e Equilíbrio dos Líquidos
1937 :: Itacurussá – Baía de Sepetiba – Estado do Rio
1937 :: Jogos e Danças Regionais – Escolas Primárias
1937 :: Juramento a Bandeira – Batalhão de Guardas
1937 :: Lotus do Egito
1937 :: Luta Contra o Ofidismo
1937 :: Magnetismo
1937 :: Medida de Comprimento
1937 :: Método Operatório do Dr. Gudin (I)
1937 :: Orchídeas
1937 :: Outono
1937 :: Papagaio
1937 :: Pedra Fundamental do Edifício do Ministério da Educação
1937 :: Peixes do Rio de Janeiro
1937 :: Planetário
1937 :: Telúrio
1937 :: Universidade do Brasil
1937 :: Victoria-Régia (I)
1937 :: Victoria-Régia (II)
1936 :: Um Apólogo, Machado de Assis (codir. Lúcia Miguel Pereira)
1936 :: O Céu do Brasil
1936 :: Colônia de Psicopatas de Jacarepaguá
1936 :: Dia da Pátria
1936 :: Os Inconfidentes
1936 :: Mocroscópio Composto
1936 :: Os Músculos Superficiais do Homem
1936 :: O Preparo da Vacina Contra a Raiva
1936 :: O Telégrafo
1936 :: Ar Atmosférico
1936 :: Aventuras de Lulu
1936 :: Barômetros
1936 :: Benjamin Constant
1936 :: Céu do Brasil na Capital da República
1936 :: Colônia de Psicopatas em Jacarepaguá
1936 :: Corrida de Automóveis
1936 :: O Cysne
1936 :: Dia da Bandeira de 1936
1936 :: Dia da Pátria de 1936
1936 :: Dia do Marinheiro
1936 :: Exercícios de Elevação
1936 :: Os Inconfidentes
1936 :: Lição Prática de Taxidermia (I)
1936 :: Lição Prática de Taxidermia (II)
1936 :: Os Lusíadas
1936 :: Manômetros
1936 :: Máquinas Simples – 1ª Parte
1936 :: Máquinas Simples – 2ª Parte – Roldanas, Plano Inclinado e Cunha
1936 :: Medida da Massa: Balanças
1936 :: A Medida do Tempo
1936 :: Microscópio Composto – Nomenclatura
1936 :: O Ministro da Educação Dr. Gustavo Capanema Recebe as Instalações da Rádio Sociedade PRA-2
1936 :: Os Músculos Superficiais do Corpo Humano
1936 :: Os Músculos Superficiais do Homem
1936 :: Um Parafuso
1936 :: Preparo da Vacina Contra a Raiva
1936 :: Ribeirão das Lages
1936 :: O Telégrafo no Brasil
1936 :: Um Apólogo (Machado de Assis) (codir. Lúcia Miguel Pereira)
1936 :: Visita do Presidente Franklin Roosevelt ao Brasil
1935 :: Pedro II
1935 :: Tabatinga
1935 :: Taxidermia
1934 :: Feira de Amostras do Rio de Janeiro
1934 :: General Osório
1934 :: Inauguração da Sétima Feira Internacional de Amostras da Cidade do Rio de Janeiro
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Primeira e Segunda Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Quarta Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Quinta Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Sétima Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Terceira Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Sexta Maravilha
1933 :: A Première de ‘Grande Hotel’
1933 :: Como se faz um Jornal Moderno
1933 :: Marambaia
1932 :: A Ameba
1929 :: Cataguases
1928 :: Symphonia de Cataguases

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

1951 :: Cultura Musical
1951 :: Micromanipulação
1949 :: Métodos de Diagnóstico Biológico de Gravidez
1947 :: Heliotipia
1946 :: Fabricação de Ampolas
1945 :: Canções Populares – Chuá Chuá e Casinha Pequenina
1945 :: Serviço Nacional de Tuberculose (cofot. Manoel P.Ribeiro)
1945 :: Vicente de Carvalho – 1866-1924 – Palavras ao Mar – Fragmentos
1944 :: Aspectos de Resende – Estado do Rio
1944 :: O Segredo das Asas (cofot. Manoel P. Ribeiro)
1943 :: Aspectos de Minas
1943 :: Convulsoterapia Elétrica
1943 :: Fontes Ornamentais – Antiqualhas Cariocas
1943 :: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
1943 :: Manganês (cofot. José A. Mauro)
1942 :: Coração Físico de Oswald
1942 :: O Despertar da Redentora
1942 :: O Dragãozinho Manso – Jonjoca (cofot. Manoel P. Ribeiro)
1942 :: Exposição de Brinquedos Educativos
1942 :: Fisiologia Geral – Prof. Miguel Osório – Instituto Manguinhos – Rio de Janeiro
1942 :: Henrique Oswald
1942 :: Miocardio em Cultura – Potenciais de Ação
1942 :: Museu Imperial de Petrópolis
1942 :: Reação de Zondek
1942 :: Relíquias do Império
1941 :: Congadas
1941 :: Cerâmica Artística no Brasil – Itaipava – Estado do Rio
1941 :: Faiscadores de Ouro
1941 :: Lapidação de Diamantes
1941 :: Ponteio – Segundo Movimento do Concerto Para Piano e Orquestra de Heckel Tavares
1940 :: Araras
1940 :: Arremesso do Martelo
1940 :: Bandeirantes
1940 :: Coreografia Popular no Brasil
1940 :: Argila (LM) (cofot. Manoel P. Ribeiro)
1940 :: Lagoa Santa – Minas Gerais
1940 :: Pavilhão da DASP na Feira de Amostras de 1940
1940 :: Peixes Larvófagos
1940 :: Provas de Salto de Professor Japonês
1939 :: Cerâmica de Marajó
1939 :: Copa Roca – Primeiro Jogo – Brasil X Argentina – 8 de Janeiro de 1939
1939 :: Copa Roca – Segundo Jogo – Brasil X Argentina – 15 de Janeiro de 1939
1939 :: Estudo das Grandes Endemias – Aspectos Regionais Brasileiros (cofot. Prof. Evandro Chagas)
1939 :: Fluorografia Coletiva – Método do Dr. Manuel Abreu
1939 :: Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
1939 :: Leischmaniose Visceral Americana
1939 :: Serviço de Salvamento
1939 :: Tripanozomíase Americana
1939 :: Uma Excursão a Barão de Javari (Estado do Rio)
1938 :: Aranhas
1938 :: Bronze Artístico – Moldagem e Fundição – Cada da Moeda – Rio
1938 :: Combate a Praga do Algodoeiro em Minas Gerais – Cataguazes
1938 :: Engenhoca e Sovaca
1938 :: Extirpação do Estômago
1938 :: Grande Hotel (cofot. Edgar Brasil)
1938 :: Hérnia Inguinal
1938 :: O João de Barro
1938 :: Método Operatório do Prof. Maurício Gudin
1938 :: Método Operatório do Prof. Maurício Gudin (II)
1938 :: Milão – Agosto 1938
1938 :: A Moeda
1938 :: Moinho de Fubá
1938 :: Morfogênese das Bactérias – Origem e Formação das Colônias
1938 :: Paris
1938 :: Pompéia
1938 :: Roma – Agosto 1938
1938 :: Talha (Escultura em Madeira)
1938 :: Toque e Refinação do Ouro – Casa da Moeda – RJ
1938 :: Veneza
1937 :: Lotus do Egito
1937 :: Luta Contra o Ofidismo
1937 :: Magnetismo
1937 :: Medida de Comprimento
1937 :: Método Operatório do Dr. Gudin (I)
1937 :: Orchídeas
1937 :: Outono
1937 :: Papagaio
1937 :: Pedra Fundamental do Edifício do Ministério da Educação
1937 :: Peixes do Rio de Janeiro
1937 :: Planetário
1937 :: Telúrio
1937 :: Universidade do Brasil
1937 :: Victoria-Régia (I)
1937 :: Entrega das Instalações da PRA-2 ao M.E.S.
1937 :: Academia Brasileira de Letras
1937 :: Apendicite
1937 :: Céu do Brasil no Rio de Janeiro (cofot. Manoel P. Ribeiro)
1937 :: Circulação do Sangue na Cauda do Gerino
1937 :: O Descobrimento do Brasil (LM) (cofot. Manoel P. Ribeiro, Alberto Botelho e Alberto Campiglia)
1937 :: Dia da Pátria de 1937 (cofot. Manel P. Ribeiro)
1937 :: Hidrostática – Propriedade e Equilíbrio dos Líquidos
1937 :: Juramento a Bandeira – Batalhão de Guardas
1937 :: Lotus do Egito
1937 :: Luta Contra o Ofidismo
1937 :: Magnetismo
1937 :: Medida de Comprimento
1937 :: Método Operatório do Dr. Gudin (I)
1937 :: Orchídeas
1937 :: Outono
1937 :: Papagaio
1937 :: Pedra Fundamental do Edifício do Ministério da Educação
1937 :: Peixes do Rio de Janeiro
1937 :: Planetário
1937 :: Telúrio
1937 :: Universidade do Brasil
1937 :: Victoria-Régia (I)
1936 :: Um Apólogo, Machado de Assis
1936 :: Ar Atmosférico
1936 :: Um Apólogo, Machado de Assis
1936 :: Barômetros
1936 :: Benjamin Constant
1936 :: Corrida de Automóveis
1936 :: O Cysne
1936 :: Dia da Bandeira de 1936
1936 :: Dia da Pátria de 1936
1936 :: Dia do Marinheiro
1936 :: Exercícios de Elevação
1936 :: Lição Prática de Taxidermia (I)
1936 :: Manômetros
1936 :: Máquinas Simples – 1ª Parte
1936 :: Máquinas Simples – 2ª Parte – Roldanas, Plano Inclinado e Cunha
1936 :: Medida da Massa: Balanças
1936 :: A Medida do Tempo
1936 :: Microscópio Composto – Nomenclatura
1936 :: Os Músculos Superficiais do Corpo Humano
1936 :: Um Parafuso
1936 :: Preparo da Vacina Contra a Raiva
1936 :: Ribeirão das Lages
1936 :: O Telégrafo no Brasil
1936 :: Um Apólogo (Machado de Assis)
1935 :: Favela dos Meus Amores (LM)
1935 :: Pedro II
1935 :: Tabatinga
1935 :: Taxidermia
1934 :: General Osório
1934 :: Inauguração da Sétima Feira Internacional de Amostras da Cidade do Rio de Janeiro
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Primeira e Segunda Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Quarta Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Quinta Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Sétima Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Terceira Maravilha
1934 :: Sete Maravilhas do Rio de Janeiro – Sexta Maravilha
1933 :: A Première de Grande Hotel (cofot. Edgar Brasil)
1933 :: Honra e Ciúmes (LM) (cofot. Antonio Medeiros)
1932 :: A Ameba
1931 :: Mulher (LM)
1930 :: Lábios sem Beijos (LM) (cofot. Paulo Morano)
1928 :: Symphonia de Cataguases
1925 :: Valadião, o Cratera (cofot. Pedro Comello)

:: Filmografia com Ator ::

1979 :: A Noiva da Cidade
1969 :: Memória de Helena
1952 :: Sete Viúvas do Barba Azul (Inacabado)
1952 :: O Canto da Saudade
1942 :: Argila
1937 :: O Descobrimento do Brasil
1933 :: Ganga Bruta
1932 :: Mulher
1930 :: Lábios sem Beijos
1930 :: Sangue Mineiro
1929 :: Barro Humano
1927 :: Thesouro Perdido
1926 :: Na Primavera da Vida
1926 :: Dois Irmãos (Inacabado)

:: Filmografia como Roteirista ::

1952 :: O Canto da Saudade
1929 :: Braza Dormida

:: Filmografia como Montagem ::

1929 :: Braza Dormida

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

1978 :: Mulheres de Cinema (CM)
1964 :: Mauro, Humberto (CM)

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.
ANDRIES, André. O Cinema de Humberto Mauro. Rio de Janeiro: Funarte, 2001.
GOMES, Paulo Augusto. Pioneiros do Cinema em Minas Gerais. São Paulo: Editora Crisálida, 2008.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1974.
GONZAGA, Alice. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Editora Record, 1987.
MAURO, André Felippe. Humberto Mauro – O Pai do Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora IMF, 1997.
MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda Editorial, .
SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: UNESP, 2004.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
______. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
WERNECK, Ronaldo. Kiryrí Rendáua Toribóca Opé: Humberto Mauro revisto por Ronaldo Werneck. São Paulo: Arte Paubrasil, 2010.
VIANY, Alex. Humberto Mauro Sua Vida, Sua Arte, Sua Trajetoria no Cinema. Rio de Janeiro: Artenova/Embrafilme, 1978.

Jornais e Periódicos:

Catálogo da Mostra Humberto Mauro, julho de 1984.
“A morte do pai do cinema brasileiro.” Jornal do Brasil, RJ, 07 nov. 1983. p 1. caderno B.
“O último dos clássicos.” Estado de Minas, Belo Horizonte, 08 nov. 1983. p 6.
“Canto da saudade a Humberto Mauro.” Estado de Minas, Belo Horizonte, 08 nov. 1983.
Correio Braziliense, Brasília, DF, 08 nov. 1983.
(*) Texto transcrito do catálogo da Mostra Humberto Mauro, julho de 1984.

Internet:

FILMEB. Humberto Mauro. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Humberto Mauro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/humberto-mauro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]