fbpx

II FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Infantil traz para o Brasil uma seleção especial de filmes para crianças de todas as idades. Serão exibidos 10 filmes em salas da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, no período de 24 de Setembro a 5 de Dezembro.

Neste ano, o festival faz uma homenagem ao compositor Toquinho – pelo seu contínuo trabalho na criação de músicas de qualidade para as crianças brasileiras – com a programação do filme Músicas no Mundo da Criança. Dirigido por Andrés Lieban e produzido por André Breitman, o filme é uma seleção de sete animações que interagem com as músicas do compositor de uma forma mais que perfeita, encantando a todas as platéias.

As crianças se encantarão com filmes maravilhosos como A Profecia dos Sapos, de Jacques-Rémy Girerd, – o primeiro longa-metragem da Folimage; T’Choupi, de Jean-Luc François, – um filme de suspense para os pequeninos; Loulou e Outros Lobos, feito por sofisticados designers franceses, que já é um sucesso na Europa.

A produção franco-dinamarquesa que arrebatou em 2003 os melhores prêmios nos festivais internacionais de cinema dedicados a crianças, O Menino que Queria ser Urso, de Jannik Hastrup, será outra atração que nosso festival traz para crianças brasileiras. Já lançado em vários países do mundo e inédito no mercado brasileiro, O Mistério na Ilha Encantada, de Alejandro Rojas Tellez, nos leva à Ilha de Páscoa, no Chile.

6 X Animação é uma seleção de curtas de animação feitos por diferentes artistas – alguns nem se conhecem, mas identificam-se pela beleza de suas animações.

Embarque Imediato , de Ella Lemhagen, e Abelhinha Giulia , de Paolo Modugno, são filmes para serem assistidos por toda a família. O gênero – conhecido como family film e já amplamente divulgado no mercado internacional – tem como objetivo provocar o diálogo entre as crianças e seus pais sobre questões da atualidade ou sobre questões tão antigas quanto a nossa existência. Interestella 5555 , de Leiji Matsumoto e Daft Punk, filme já “cult” entre adolescentes, é um dos destaques da programação para esta faixa etária.

Nesta edição do Festival Internacional de Cinema Infantil , em uma afinada parceira com a Secretaria Municipal das Culturas/Riofilme , levaremos às salas do Cinemark crianças das escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, numa programação especial, de 23 de Agosto a 19 de Novembro. Preparamos com muito carinho o projeto
A Tela na Sala de Aula , com o firme objetivo de formar os pequenos espectadores a partir de seus próprios aprendizados e suas emoções quando em contato com a grande tela.

Para o desenvolvimento de novos roteiristas para o cinema infantil feito por brasileiros, o Laboratório SESC Rio de Roteiros Infantis traz para o Brasil roteiristas de filmes que participaram da primeira edição do festival, no ano passado, para iniciarmos um diálogo entre profissionais. Estes roteiristas internacionais e roteiristas brasileiros de expressão no mercado estarão prestando consultorias criativas para uma seleção de 10 roteiros de filmes dedicados às crianças.

Agradecemos à Secretaria Municipal das Culturas/Riofilme, à Rede Cinemark, ao Canal Futura, ao SESC Rio de Janeiro, à Globofilmes e às Embaixadas e Consulados , parceiros que acreditam que a pluralidade no cinema pode trazer benefícios significativos a crianças e adultos de todas as idades e que nos entusiasmaram com suas precisas contribuições no exercício desta realização.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.