fbpx

Irina Grecco (1939-2009)

Irena Juhas, em arte conhecida como Irina Grecco, foi uma atriz brasileira nascida em São Paulo (SP) no dia 25 de agosto de 1939.

Estreou na vida artística no Rio de Janeiro. Em 1955, ela respondeu a um anúncio de um jornal carioca, que procurava uma nova vedete para a companhia de revistas de José Vasconelos, e com uma forte campanha provida pelo jornalista Stanlislaw Ponte Preta (o Lalau), ela acabou vencendo a competição.

Irina estreou como vedete na revista Procura-se Um Presidente (1955), cujo título fazia referência a morte de Getúlio Vargas. Logo ela integraria a lista das Certinhas do Lalau (no ano de 1957).

Em 1957, fez seu primeiro filme, A Doutora é Muito Viva (1957).

Em 1958, fez seu filme mais famoso, Macumba na Alta (1958), ao lado de Armando Bogus, Rita Cléos e Lyris Castellani (outra atriz que desapareceu da mídia).

Em 1962, ela retornou ao cinema, atuando em Copacabana Palace, um filme italiano, rodado no Brasil. A produção era inspirada, sem autorização, na vida da princesa/atriz Ira von Füstenberg, que também atuaria no cinema brasileiro.

Irina Grecco faleceu, aos 71 anos de idade, no dia 05 de julho de 2009.

Filmografia

1962 :: Copacabana Palace
1958 :: Macumba na Alta
1957 :: A Doutora é Muito Viva

Bibliografia

Internet:

MEMÓRIAS CINEMATOGRÁFICAS. https://www.memoriascinematograficas.com.br/2020/04/a-morte-silenciosa-de-irina-grecco.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.