fbpx

Íris Delmar

Maria Irismar Brito de Oliveira, em arte conhecida como Íris Delmar, é uma atriz brasileira nascida em Fortaleza (CE) no dia 04 de dezembro de 1930.

Ainda menina, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Na adolescência, fez o curso comercial da Escola Orsina da Fonseca. Com bela voz de soprano e sonhando com a carreira artística, estuda canto com o professor Cláudio Nonely.

Em 1946, conseguiu uma oportunidade no cinema, no filme O Cavalo 13. Abandonou a ideia de ser cantora, dedicando-se à arte de representar, tanto em cinema como em teatro, fazendo parte da companhia de Jayme Costa e de Eva Todor/Luiz Iglesias, com a qual segue para Portugal em 1948, lá permanecendo até 1951.

De volta ao Brasil, trabalhou em teatro de revista, com Walter Pinto. Um acidente de automóvel – em 1954 – interrompe sua carreira por quase um ano, retornando no ano seguinte com toda a força, principalmente no cinema, em chanchadas em que desfila todo o seu talento e beleza, como em Angu de Caroço (1955) e Na Corda Bamba (1958).

A partir da década de 1960, abandonou as telas e se dedicou a outras atividades artísticas.

Filmografia

1946 – O Cavalo 13
1947 – O Malandro e a Granfina
1951 – O Falso Detetive
1953 – É Pra Casar?
1955 – Angu de Caroço
1956 – O Feijão é Nosso
1957 – Com a mão na Massa; O Negócio Foi Assim; O Pirata do Outro Mundo; Quem Sabe… Sabe!; O Samba na Vila; Tudo é Música
1958 – Na Corda Bamba

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Íris Delmar. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/iris-delmar/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.