fbpx

Ivete Sangalo

Biografia

FOTO Ivete SangaloIvete Maria Dias de Sangalo Cady, em arte conhecida como Ivete Sangalo, é uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, atriz, produtora musical e empresária brasileira nascida na cidade de Juazeiro (BA) no dia 27 de maio de 1972.

Filha de uma pernambucana, Maria Ivete Dias de Sangalo, com um espanhol, Alsus Almeida de Sangalo, Ivete Sangalo nasceu em uma família de músicos na cidade de Juazeiro, interior da Bahia, lugar onde passou parte de sua infância. É filha caçula de outros cinco irmãos: Mônica Sangalo, Cinthia Sangalo, Marcos Sangalo (já falecido), Jesus Sangalo e Ricardo Sangalo. Quando pequena, Ivete já acompanhava as músicas tocadas nas horas vagas por seu pai e sua irmã mais velha, Mônica, além de que costumava cantar no colégio onde estudava, e aproveitava os intervalos para tocar violão, o que fez adquirir logo cedo seu gosto pela música. Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão. Sua adolescência foi muito conturbada: logo cedo Ivete perdeu o pai, Alsus, de infarto, e aos 16, o irmão Marcos foi morto atropelado em Salvador. Com a morte de seu pai, que era joalheiro, toda a família teve que buscar uma forma se sustentar. Para isso, Ivete chegou a trabalhar como modelo e vendedora de roupas e marmitas em um shopping de Salvador, emprego este que servia como intercâmbio para divulgar a marmita comercializada por sua mãe após a morte do patriarca da família. Por muito tempo, as quentinhas da Dona Maria Ivete serviram como fonte de renda e sustentáculo dos Sangalo.

Ivete também já havia cursado um ano de Administração e Secretariado Executivo antes da carreira profissional. Em 1991, trabalhou como backing vocal do cantor baiano Lui Muritiba, em suas viagens pelo interior. Aos dezoito anos, iniciou sua carreira musical tocando em barzinhos. Sua primeira apresentação foi em um barzinho em Ondina, bairro de Salvador, em agosto de 1992, levada por sua irmã Mônica Sangalo que já cantava e tocava no lugar. Na época, o cachê era pago com um jantar. Em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se também em Pernambuco. Nesta época, na sua cidade natal, Juazeiro, Ivete Sangalo e seu sobrinho Erlemilson Miguel recebeu um convite para abrir o show de Geraldo Azevedo no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto. Ainda em 1992, chegou a formar uma banda de samba e funk. Em 1993, Ivete Sangalo assume o comando da Banda Eva nos vocais e o grupo assina contrato com a Sony Music, a partir daí alavancando sua carreira profissional. Ivete Sangalo recebeu o título de cidadã pernambucana em 2002. Também recebeu, em 2004, o título de cidadã soteropolitana, em 2008 de carioca e em 2011 de cidadã mineira.

Em telenovelas, fez seu primeiro trabalho fixo em Gabriela, em 2012, remake do clássico de 1975, interpretando a cafetina dona do Bataclã Maria Machadão na qual foi elogiada pelo público e crítica e acabou ganhando o Prêmio Contigo! de TV de Revelação da TV de 2013. Porém, anteriormente, já havia feito uma participação especial em Paraíso Tropical (2007). Ainda em 2012, no seriado as As Brasileiras, viveu a desorganizada e atrapalhada Raquel no seriado que mostrava a diversidade feminina brasileira em todas as regiões.

No cinema, integrou o elenco de Crô – O Filme, juntamente com Marcelo Serrado e Alexandre Nero, onde viveu Alzira Valério, a mãe do personagem-título, lançado em novembro de 2013, mesmo ano faz uma participação especial no consagrado seriado Vai Que Cola do canal fechado Multishow. No filme da Disney, Aviões, Ivete foi responsável pela dublagem da personagem Carolina Santos Duavião.

Em 2015, começa a apresentar o programa do canal fechado GNT Superbonita em substituição a Grazi Massafera, voltando a apresentação de um programa desde Planeta Xuxa, em 1998, e Estação Globo em 2005.

Com 7 anos muda-se com a família para Salvador. Inicia sua carreia artística como cantora e, em 1992, ganha o prêmio de melhor intérprete feminina da Bahia, conquistando o troféu Dorival Caymmi. O produtor Jorge Cunha, fundador da Banda Eva, convida-a para participar da banda, que grava seu primeiro disco em 1993. Em seis anos, foram seis discos e muitos sucessos.

Em 1998 estreia no cinema, numa pequena participação no filme Simão, o Fantasma Trapalhão, ao lado de Renato Aragão. Nesse mesmo ano apresentou duas edições do programa Planeta Xuxa, enquanto Xuxa estava de licença-maternidade. A partir de 1999 inicia carreira solo de sucesso, tendo vendido mais de cinco milhões de discos até hoje. Em 2002 casou-se com o músico Davi Moraes, mas a relação durou menos de dois anos. Hoje namora Fábio Molejo, dançarino de sua banda. Participa em 2000 do seriado Brava Gente, pela TV Globo, ao lado de Matheus Nachtergaele, Marcos Pasquim e Mauro Mendonça e de um episódio do Sítio do Pica-Pau Amarelo, em 2001. Com carisma e beleza, hoje é uma das melhores cantoras brasileiras. A parti r de 2005 apresenta o programa Estação Globo, pela TV Globo.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2020 :: De Perto Ela Não é Normal
2013 :: Crô – O Filme …. Alzira Valério
2006 :: Xuxa Gêmeas …. Alice
1998 :: Simão, o Fantasma Trapalhão …. Estrela

:: Filmografia como Dubladora ::

2017 :: Smurfs: The Lost Village …. Smurf-Magnólia
2013 :: Aviões …. Carolina Santos Duavião

:: Filmografia como Ela mesma ::

2017 :: Axé: Canto do Povo de um Lugar
2012 :: Eternamente Fã
2005 :: Chame Gente – A História do Trio Elétrico

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ivete Sangalo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ivete-sangalo/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Ivete Sangalo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.