fbpx

Izabella Bicalho

Biografia

Isabella Bicalho, em arte também conhecida como Izabella Bicalho, é uma atriz e dubladora brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 06 de outubro de 1972. Em 1992, formou-se atriz pela CAL – Casa de Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira como atriz-mirim, aos quatro anos de idade, fazendo pequenas participações nos seriados Carga Pesada, Caso Verdade e O Bem-Amado. Seu primeiro papel fixo foi em Água Viva, pela TV Globo, em 1980, em que fazia o papel de uma garotinha. Tinha então oito anos de idade.

Em 1982, estreou no cinema, ao lado de Renato Aragão, no filme Os Vagabundos Trapalhões. Mas o grande momento aconteceu em 1983, quando foi escolhida para interpretar a Narizinho, na nova versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Aos treze anos, em 1985 tem uma participação especial na novela Roque Santeiro, como a Porcina jovem.

Na linha de shows, atua nos programas Viva o Gordo, Os Trapalhões e Chico Anysio Show, além de ter sido apresentadora do programa Brincando com a Língua, pela TVE. Já adulta, participou ativamente de novelas e minisséries como História de Amor (1995), como Elizete; Capitu (2008), como Dona Fortunata; e Negócio da China (2009), como Zuleika.

Izabella também é dubladora profissional desde 2001, emprestando sua voz para inúmeros filmes e seriados como o Erin Cahill de Power Rangers, em 2001, e a Manola Díez de Rebelde, em 2004.

No teatro, desde 1984, quando estreou com a peça A Bela Borboleta, adaptação de Ziraldo, depois Plunct Plact Zumm, A Arca de Noé, Aprendiz de Feiticeiro, A Floresta Tenebrosa, Os Sonhos de Tom e Theo, Pocahontas, etc. Desde 2007, entrou em cartaz com a peça A Gota d’Água, musical de Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes.

Como professora de teatro, tem formado crianças e adolescentes na Casa e Companhia de Artes Avancini. Enfim, totalmente polivalente, é um grande talento brasileiro.

Tem três filhos Tauã, Tainá e Maria Ingrid.

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Izabella Bicalho. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/izabella-bicalho/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.