fbpx

Jacy Campos (1919-1987)

Biografia

Jacy Campos foi um ator e cineasta brasileiro nascido em Bela Vista (MS) no dia 06 de agosto de 1919. Foi também piloto de avião, com doutorado em aeronáutica, em curso feito nos EUA.

Profissional completo, em teatro, cinema e principalmente televisão, onde militou por quase quarenta anos, quase sempre na TV Tupi do Rio de Janeiro.

Morou vários anos nos EUA, onde fez vários estágios, inclusive no Actors Studio, na ABC, CBS e na NBC. Com o know how adquirido, implanta o programa Câmera Um, programa inovador e que revolucionou a televisão brasileira, segundo especialistas do gênero. Cria e dirige os programas Meio-Dia, O Anfitrião e História do Teatro Universal, ao lado de Chianca de Garcia.

No cinema, estreou como ator em 1953 em Toda a Vida em Quinze Minutos e outros. Dirigiu dois filmes, Sangue na Madrugada (1964) e O Rei da Pilantragem (1968).

A partir dos anos 1970, foi para a TV Educativa e criou, dirigiu e lançou a primeira novela didática brasileira, João da Silva, sendo ganhador de muitos prêmios.

Faleceu em 1987, aos 68 anos de idade.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

1953 – Toda a Vida em Quinze Minutos
1962 – Rio à Noite (como ele mesmo)
1962 :: Nordeste Sangrento
1968 – A Virgem Prometida
1969 – A Penúltima Donzela

:: Filmografia como Diretor ::

1964 – Sangue na Madrugada
1968 – O Rei da Pilantragem

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Jacy Campos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/jacy-campos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.