fbpx

Jalusa Barcellos

Biografia

Jalusa Barcellos é uma atriz, apresentadora, produtora, escritora e jornalista nascida em Porto Alegre (RS) no dia 07 de agosto de 1952.

Muito jovem muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Iniciou sua faculdade de jornalismo em Porto Alegre, mas conclui na Estácio de Sá, em 1974.

Estreou no cinema em 1980 no filme Cronica à Beira do Rio (MM). Criou e implantou vários projetos sociais ligados ao cinema como Cine Brasil, Espalhando Arte e Cultura e Cidadania, sempre ligadas às populações carentes do Rio de Janeiro.

Exerceu os cargos de Assessora de Programas Especiais da Secretaria de Estado de Cultura e Diretora de Artes Cênicas e Música da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro e Diretora de EAT – Escola das Artes Técnicas Luis Carlos Ripper.

Lançou cinco livros, Anuário Teatral Brasileiro 1976, CPC da UNE – Uma História de Paixão e Consciência (1994), UNE – 60 anos a Favor do Brasil (1997), UBES – Coisa de Criança? (1998), Procópio Ferreira – O Mágico da Expressão (1999).

Em 2009, protagonizou a peça Só Morro se For de Diskman. Na TV, fez participação especial na novela Chamas da Vida, na TV Record.

Filmografia

1980 – Cronica à Beira do Rio (MM)
1981 – Eles não Usam Black-Tie
1982 – Ao Sul do meu Corpo; Luz Del Fuego
1984 – Amor Maldito
1995 – Comportamento Humano (CM)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.