fbpx

Janser Barreto

Biografia

Janser Barreto é um ator brasileiro nascido em 1962.

Muito jovem foi descoberto pela TV Globo, que o levou para trabalhar na novela O Feijão e o Sonho e depois Escrava Isaura, ambas em 1976. Em 1978, resolveu estudar teatro no Tablado de Maria Clara Machado, permanecendo lá por três anos.

Lá, além de atuar, aprende também sonoplastia, iluminação e cenário. Com o pessoal do grupo de teatro O Pessoal do Despertar, participou da montagem de A Tempestade, depois A Guerrinha de Troia, A Bela Adormecida e Cinderela.

Em 1991, recebeu o Prêmio SATED-RJ por sua atuação no espetáculo infantil Peter Pan. Com a atriz Neuza Caribé, coordenou curso de teatro para crianças e adolescentes no Teatro Casa Grande, que tinha como grande objetivo desenvolvimento de técnicas teatrais, um estudo sobre o Teatro na Grécia Antiga, noções de maquiagem, montagem de luz, trilha sonora e cenário.

Embora tenha sido revelado na televisão, fou no teatro que consegue se firmar como grande profissional, no palco ou atrás deste. Participou das peças É…, El Toreador, Hoje é Dia de Rock, Lorenzacio etc.

Estreou no cinema em 1985 no filme Urubus e Papagaios e, em 1981, participou da novela Brilhante, pela TV Globo.

Em 2007, esteve no elenco de Dom Quixote de Lugar Nenhum, ao lado de Edson Celulari.

Filmografia

1985 – Urubus e Papagaios
1990 – Trama Familiar
1996 – Quem Matou Pixote?
2007 – O Tablado de Maria Clara Machado (depoimento)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Janser Barreto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/janser-barreto/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.