Janser Barreto
Janser Barreto é um ator brasileiro nascido em 1962.
Muito jovem foi descoberto pela TV Globo, que o levou para trabalhar na novela O Feijão e o Sonho e depois Escrava Isaura, ambas em 1976. Em 1978, resolveu estudar teatro no Tablado de Maria Clara Machado, permanecendo lá por três anos.
Lá, além de atuar, aprende também sonoplastia, iluminação e cenário. Com o pessoal do grupo de teatro O Pessoal do Despertar, participou da montagem de A Tempestade, depois A Guerrinha de Troia, A Bela Adormecida e Cinderela.
Em 1991, recebeu o Prêmio SATED-RJ por sua atuação no espetáculo infantil Peter Pan. Com a atriz Neuza Caribé, coordenou curso de teatro para crianças e adolescentes no Teatro Casa Grande, que tinha como grande objetivo desenvolvimento de técnicas teatrais, um estudo sobre o Teatro na Grécia Antiga, noções de maquiagem, montagem de luz, trilha sonora e cenário.
Embora tenha sido revelado na televisão, fou no teatro que consegue se firmar como grande profissional, no palco ou atrás deste. Participou das peças É…, El Toreador, Hoje é Dia de Rock, Lorenzacio etc.
Estreou no cinema em 1985 no filme Urubus e Papagaios e, em 1981, participou da novela Brilhante, pela TV Globo.
Em 2007, esteve no elenco de Dom Quixote de Lugar Nenhum, ao lado de Edson Celulari.
1985 – Urubus e Papagaios
1990 – Trama Familiar
1996 – Quem Matou Pixote?
2007 – O Tablado de Maria Clara Machado (depoimento)
Livros:
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Janser Barreto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/janser-barreto/