fbpx

Jardim Europa (2013)

Trailer

Sinopse

POSTER Jardim EuropaNuma grande casa do bairro de Jardim Europa, Elenora (Cinthia Zaccariotto) e seus filhos Luis Felipe (Silvio Restiffe), Ana Luiza (Fernanda Catani) e Mariana (Helena Figueira) se debatem com as contas e as dívidas. Eleonora se lembra os velhos carnavais do Rio de Janeiro com o marido, suas filhas estão também presas a esse lugar e a esse estilo de vida. Num Sebo em Pinheiros, Juarez (Laerte Mello), professor mineiro aposentado, vive sendo perseguido por sua irmã Janice (Ester Laccava), mas prefere longos papos com Luis Felipe (Silvio Restiffe), escritor originário de uma família em decadência. Osmar Pampolini (Marcos Cesana), morador de Vila Ema, torcedor do Juventus, é auxiliar de Juarez no sebo e um “pau para toda obra” da região de Pinheiros. Um dia, Alberto (Horácio Penteado), o pai boêmio de Luis Felipe, Ana Luiza e Mariana, chega depois de anos de ausência e se instala de forma inesperada.

O uruguaio Mauro Baptista Vedia ficou conhecido na cena paulistana como diretor de teatro. E dos bons. Já assinou as montagens de “A Festa de Abigaiu”, “Êxtase”, “Os Penetras”, “Ligações Perigosas”, “Gangue” e a recente “Jantar”. Só que tudo isso começou com o cinema e sua admiração pelo realizador inglês Mike Leigh.

Em 2003, Vedia iniciou um processo de criação de personagens inspirado nesse diretor com vários atores, entre eles Ester Laccava, Marcos Cesana, Silvio Restiffe e Laerte Mello. O resultado desse trabalho foi o longa-metragem “Jardim Europa”, rodado em 2004, que em 2014, uma década depois, chegou ao circuito comercial.

Elenco

Cinthia Zaccariotto
Fernanda Catani
Ester Laccava
Helena Figueira
Horácio Penteado
Marcos Cesana
Laerte Mello
Sílvio Restiffe

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Jardim Europa (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Mauro Baptista Vedia
Roteiro: Mauro Baptista Vedia
Montagem: Michael Ruman
Direção de Fotografia: Rodolfo Figueiredo
Operação de Câmera: Rodolfo Figueiredo
Figurino: Maité Chasseraux
Direção de Arte: Júlio Miquelini
Trilha, composição e Arranjo: Pedro Jaguaribe e Zé Godoy
Som Direto: Kira Pereira
Finalização de Som: Daniel Marquez
Direção de Produção: Andre Scarlatti
Produção de Set: Ludmila Cervenka
Produção Executiva e de Finalização: Luis Dantas
Co-produtora: Claudia Jaguaribe
Produção: Mauro Baptista Vedia e Luis Dantas
Produtora: Kashimir
Co-Produtora: Plano Geral e Limiar
Distribuição: Raiz Distribuidora Audiovisual

Prêmio de Finalização da Prefeitura de São Paulo.

Gênero Ficção
Duração 77 minutos
Formato 35mm
COR
Ano 2013

Bibliografia

Internet:

JARDIM EUROPA – O FILME. http://jardimeuropaofilme.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.