fbpx

Jean Pierre Manzon (1954-2014)

Biografia

Jean Pierre Manzon foi um cineasta e produtor brasileiro nascido em 1954. Era filho do também cineasta e fotógrafo Jean Manzon.

Influenciado pelo pai, Jean Pierre andava com uma câmera para cima e para baixo já desde criança.

Aos 18 anos, abriu sua primeira produtora. Nunca abandonou a fotografia, mas sua preferência eram os vídeos.

Realizou documentários de Norte a Sul do país e em diversos outros países. Uma de suas obras-primas é o longa-metragem O Novo Brasil, que mostra a potência da indústria, da natureza e do povo brasileiros. Com ele, venceu o Festival de Chicago de 1992.

Também se destacou na publicidade. Durante anos, produziu filmes para a Varig.

Era um aficionado por imagens aéreas, que acabaram se tornando uma das marcas de seu trabalho. Várias delas integram o banco de fotografias da agência Getty Images.

Curiosamente, fez poucas imagens da família. Ele gostava de fotos com ângulos e luzes perfeitos, não tinha essa de registrar só para guardar um momento. Então acho que não tinha paciência para esperar a gente ficar quieto, conta Jean-Louis Manzon, que seguiu os passos do pai — e do avô.

Nem nas horas de folga Jean Pierre deixava a profissão de lado. Adorava falar sobre filmes — além de política e história — e de ir ao cinema, preferencialmente sozinho, pois não queria ser importunado com comentários durante uma cena importante.

Películas de cineastas como Sergio Leone, Akira Kurosawa e Francis Coppola faziam seus olhos brilharem.

Morreu no dia 26 de setembro de 2014, aos 60 anos, devido a problemas no coração. Deixa os filhos, Jean-Louis Manzon, Sophie Caroline, Paul Edouard e Marie Isabelle.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

19 :: O Novo Brasil

:: Filmografia como Produtor ::

1974 :: Mestiça, a Escrava Indomável

Bibliografia

Internet:

TAFFAREL, Andressa. Jean Pierre Manzon (1954-2014) – Prezava as fotografias perfeitas. Disponível no endereço: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/10/1529639-jean-pierre-manzon-1954-2014—prezava-as-fotografias-perfeitas.shtml. Acesso em: 26 de fevereiro de 2017.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.