fbpx

Jeremias Moreira

Biografia

Jeremias Moreira Filho, em arte também conhecido como Jeremias Moreira, é um cineasta, roteirista, produtor e montador brasileiro.

Iniciou no cinema como assistente de direção de Luiz Sérgio Person e de Roberto Santos. Estudou arte dramática e interpretação com Eugênio Kusnet.

Diretor de produção de “Pantanal de Sangue” (Reynaldo de Barros), “Efigênia Dá Tudo o Que Tem” (Olivier Perroy) , “O Predileto” (Roberto Palmari) e “Ato de Violência” (Eduardo Escorel). Montador de “O Predileto” e de “Diário da Província” (ambos de Palmari).

Dirigiu O Menino da Porteira, e Mágoa de Boiadeiro, dos quais foi também co-produtor, montador e um dos roteiristas, e na seqüência, Fuscão Preto.

Dirigiu cerca de mil e quinhentos filmes publicitários para clientes como Coca-Cola, Nestlé, Johnson&Johnson, Unilever, Itaú, Sadia, Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Lacta, Bauduco, Bradesco, Visconti, Yakult, Chevrolet e Casas Bahia.

Já ganhou os Prêmios: Leão de Ouro (Cannes, filme “Grávida”), Galo de Ouro (Gramado, filme “Chico Anísio/Sharp) e Grand Prix (Mar del Plata, filme Coronado). Foi eleito em pesquisa da Revista “Meio e Mensagem” junto às Agências de Publicidade como o Melhor Diretor de Filmes com Crianças.

Dirigiu a série “Galera” na TV Cultura de São Paulo, em 2004, que foi indicada ao prêmio Emmy Latino-Americano na categoria de série juvenil

Bibliografia

SABADIN, Celso. Jeremias Moreira: o cinema como ofício. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Fontes de Referência

Livros:

SABADIN, Celso. Jeremias Moreira: o cinema como ofício. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.