fbpx

Jesus Chediak (1941-2020)

Biografia

Jesus Chediak foi um jornalista, escritor, cineasta, ator, produtor de cinema e dramaturgo brasileiro nascido em Belo Horizonte (MG) no dia 10 de agosto de 1941. Foi professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) . Era irmão do pesquisador e produtor musical Almir Chediak, morto em um assalto em 2003, e primo do também cineasta Braz Chediak.

Como autor, publicou diversos livros, entre eles Brasil, país do presente: contribuições para a formulação de um socialismo cristão brasileiro.

No cinema, Chediak escreveu os roteiros de Os Viciados (1968) e A Banana Mecânica (1974). Chegou a trabalhar como ator nos filmes Mineirinho Vivo ou Morto (1967), A Lenda de Ubirajara (1975), Ladrões de Cinema (1977) e As borboletas também amam (1979). Produziu e dirigiu Parto para a liberdade — Uma breve história de Pedro Aleixo, filme sobre a vida de Pedro Aleixo.

Como dramaturgo, uma de suas peças de teatro está uma sofisticada obra expressionista chamada O Poder dos Inocentes.

Como gestor público de cultura, Jesus Chediak deixou sua marca como Secretário Municipal de Cultura, na Prefeitura de Duque de Caxias (RJ), na gestão do ex-prefeito Alexandre Cardoso. Exerceu também o cargo de diretor da Casa França Brasil. Nos últimos, era Diretor Cultural da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e atuava como curador da Superintendência de Artes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Jesus Chediak faleceu, aos 78 anos, vítima de complicações cardíacas decorrentes do vírus Covid-19, no dia 08 de maio de 2020. Ele estava internado na UTI do Hospital Assim Medical Center, do Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ).

Chediak deixou esposa, a jornalista Glória Chediak, e quatro filhos, já adultos: Paloma, Tiago, Julian e Neelash.

Filmografia

:: Filmografia como Roteirista ::

A Banana Mecânica
1968 :: Os Viciados

:: Filmografia como Ator ::

1979 :: As borboletas também amam
1977 :: Ladrões de Cinema
1975 :: A Lenda de Ubirajara
1967 :: Mineirinho Vivo ou Morto

:: Filmografia como Produtor ::

:: Parto para a liberdade — Uma breve história de Pedro Aleixo

:: Filmografia como Diretor ::

:: Parto para a liberdade — Uma breve história de Pedro Aleixo

Publicações

CHEDIAK, Jesus. Brasil, país do presente: contribuições para a formulação de um socialismo cristão brasileiro. : , .

Bibliografia

Internet:

G1. Jesus Chediak morre de Covid-19 no Rio de Janeiro. Disponível no endereço: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/08/jesus-chediak-morre-de-covid-19-no-rio-de-janeiro.ghtml. Acesso em: 08 de maio de 2020.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Jesus Chediak. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/jesus-chediak/
O TEMPO. Morre, em decorrência da Covid-19, Jesus Chediak. Disponível no endereço: https://www.otempo.com.br/diversao/morre-em-decorrencia-da-covid-19-jesus-chediak-1.2335202. Acesso em: 08 de maio de 2020.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.