fbpx

Jia Zhang-ke – Um Homem de Fenyang (2014)

Trailer

Sinopse

POSTER Jia Zhang-ke Um Homem de FenyangUm retrato afetivo do jovem realizador chinês Jia Zhangke que, para muitos, se tornou um dos mais importantes cineastas de nosso tempo. Jia Zhangke volta aos locais onde rodou seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos para relembrar as fontes de inspiração dos seus filmes. É a memória de um cineasta e também da China, um país em convulsão que se desvenda pouco a pouco.

Jia Zhangke, um homem de Fenyang foi filmado por uma equipe brasileira na China, em Fenyang, Pingyao, Hong Nan-che e outras cidades e vilarejos da região de Shanxi, em Pequim, em conversas na Academia de Cinema, na Academia de Belas-Artes e na produtora de Jia Zhangke, a Xstream Pictures.

Pela Cosac Naify, em coedição com a Mostra Internacional de Cinema, Walter Salles Jr. publicou O mundo de Jia Zhangke, no qual divide a organização com o crítico francês crítico Jean-Michel Frodon. O volume, fartamente ilustrado com fotos inéditas dos filmes e dos bastidores, contém uma longa entrevista realizada pelos organizadores com o cineasta e textos em que o próprio Jia conta de sua juventude, seu processo criativo e suas referências cinematográficas. Traz também ensaios de Jean-Michel Frodon e Walter Salles Jr. que situam a produção de Zhangke em relação às gerações do cinema chinês e examinam detalhadamente filme a filme, além de entrevistas com membros de sua equipe e um texto da pesquisadora e professora da ECA-USP Cecília Mello.

Elenco

Jia Zhang ke

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Jia Zhang-ke – Um Homem de Fenyang que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Walter Salles Jr.
Fotografia: Inti Briones
Montagem: Joana Collier
Música/Mixagem: Li Dan-Feng
Produção: Maria Carlota Bruno
Empresa Produtora: VideoFilmes
Empresa Distribuidora: VideoFilmes

Bibliografia

Livros:

FRODON, Jean-Michel (Org.); SALLES JR. Walter (Org.). O mundo de Jia Zhangke. São Paulo: Cosac Naify, .

Jornais:

SCHILD, Susana. O outro lado da câmera: Walter Salles retoma os documentários ao acompanhar o diretor chinês Jia Zhang-ke. In: Segundo Caderno. Jornal OGlobo. 03 de setembro de 2015. 5 p.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.