fbpx

João Bethencourt (1924-2006)

Biografia

João Estevão Weiner Bethencourt, em arte conhecido como João Bethencourt, é um ator nascido na cidade de Budapeste, na Hungria, no dia 10 de dezembro de 1924.

Aos dez anos de idade chega ao Brasil com a família e aqui se radica. Adolescente ainda, inicia carreira no teatro, sua grande e verdadeira paixão. Ao longo de mais de sessenta anos de carreira, escreve, produz e dirige peças, em sua maioria comédias.

No cinema, estreou em 1963 fazendo os diálogos do filme Os Vencidos, seguindo-se muitos outros como A Fábula (1965), El Justicero (1967) e A Viúva Virgem (1974). Como ator, participou de um único filme, As Duas Faces da Moeda, em 1969.

Na televisão, escreveu um episódio da série francesa Au Théâtre Ce Soir, em 1975 e faz os diálogos da minissérie La Mamma, em 1990, mas sempre levou o teatro como linha de frente em sua carreira.

Morreu nas penúltimas horas do dia 31 de dezembro de 2006, aos 82 anos de idade, no Rio de Janeiro, de infecção generalizada.

Em 2007, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, dentro da Coleção Aplauso, lançou sua biografia, João Bethencourt – O Locatário da Comédia, de autoria de Rodrigo Murat.

Filmografia

1980 – À Procura do Público (CM)
1969 – As Duas Faces da Moeda

Bibliografia

Livros:

MURAT, Rodrigo. João Bethencourt – O Locatário da Comédia. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.