fbpx

João Gonçalves Carriço (1886-1956)

Videos

Biografia

João Gonçalves Carriço, em arte mais conhecido como João Carriço ou simplesmente Carriço, foi um documentarista, produtor e exibidor de cinema brasileiro nascido em Juiz de Fora (MG) no dia 27 de julho de 1886. Trata-se do pioneiro do cinema em Juiz de Fora e um dos primeiros em Minas Gerais.

Adolescente, vai morar no Rio de Janeiro, fascinado pela chegada do cinema, e começa a aprender fotografia. Trabalha em companhias de teatro e começa a desenhar cartazes para vários cinemas. Com a morte do pai, retorna a Juiz de Fora para assumir os negócios da família. Abre um ateliê de pintura e um estúdio fotográfico. Em 1906, exibia a primeira fita através do animatógrafo, apresentada num salão de barbearia.

Mas o sonho do cinema se realizaria anos mais tarde. No dia 15 de novembro de 1927, quando João Carriço inaugura em Juiz de Fora o Cine-Theatro Popular, uma sala com capacidade para 500 espectadores, exibindo com o filme A Inspiração Perdida. A partir de então inicia suas experiências como realizador e distribuidor cinematográfico.

O Cine-Theatro Popular oferecia, além de fitas de grande sucesso com programação atualizada, atrações de palco, como espetáculos teatrais e performances de trupes circenses.

Nos tempos do cinema mudo, havia uma orquestra musicada durante a apresentação dos filmes. Na Semana Santa o cinema era enfeitado e o público ia assistir, incansavelmente, todos os anos, ao filme Paixão de Cristo, produção americana colonizada a mão.

Exibir sonhos levou Carriço a produzir sonhos. Em 1929, inicia a produção do Cine-Jornal Carriço, que cobre a vida política e social de Juiz de Fora e fatos relevantes do Brasil, além de manifestações populares como festas do Dia do Trabalho, Carnaval, procissões, partidas de futebol, corridas de automóvel, obras públicas, inauguração de cinemas, etc.

Assim, em 1933/34, funda a Carriço Film, empreendimento que passou a documentar os principais fatos de Juiz de Fora e, posteriormente em Minas Gerais, produzindo importantes cinejornais de forma ininterrupta até 1956. Por sua alegria e simpatia, era chamado de O Amigo do Povo e ostentava com orgulho o fato de nunca ter filmado um enterro. Amava a vida e o viver.

João Gonçalves Carriço faleceu em 26 de junho de 1959, aos 72 anos de idade, em Juiz de Fora (MG), sua cidade natal, que tanto amou e fez o Brasil conhecer seu trabalho através de seus cinejornais.

Apesar de seu falecimento, o Cine-Theatro Popular sobreviveu sob a direção de seu filho Manoel Carriço até 1966.

Filmografia

:: Filmografia (Parcial) ::

1952 :: 102 Anos! Mas… Cada Vez Mais Jovem (CM)
1952 :: O Carnaval em Juiz de Fora (CM) (dir.)
1951 :: O Carnaval em Juiz de Fora (CM) (dir.)
1941 :: Material Bélico (CM) (dir.)
1934-1956 :: Cine-Jornal Carriço

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Adriano. Cinejornalismo brasileiro: uma Visão Através das Lentes da Carriço Film. Juiz de Fora: Edições Funalfa, 2008.
NORONHA, Jurandyr. Dicionário Jurandyr Noronha de Cinema Brasileiro: de 1896 a 1936 – do Nascimento ao Sonoro. Rio de Janeiro: EMC, 2008. 126-127p.
SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
SIRIMARCO, Martha. João Carriço, o Amigo do Povo. Juiz de Fora: Edições Funalfa, 2005.
ZAGHETTO, Ismair. Mello Reis e o sonho da metrópole e da cultura. Juiz de Fora: Jornal de Domingo Editora, 2016.

Videos:

SIRIMARCO, MARTHA. João Carriço, o Amigo do Povo. Juiz de Fora. 2000.

Internet:

BLACK, Júlio. Memórias de João Carriço em exposição na UFJF. In: TRIBUNA DE MINAS. Disponível no endereço: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/24-05-2019/322460.html. Acesso em: 24 de maio de 2019.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/joao-goncalves-carrico/

Franco Groia

Franco Groia

Pesquisador com foco na história do Cinema Brasileiro e desenvolvimento do mercado audiovisual no Brasil, é o criador e Coordenador Geral do Portal 'História do Cinema Brasileiro'. É Professor Universitário na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Juiz de Fora (MG). contato: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “João Gonçalves Carriço (1886-1956)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.