fbpx

João Gonçalves – Forte e Poderoso (2016)

Sinopse

Através de uma narrativa poética e imagens subaquáticas impactantes, o filme resgata a pouco conhecida história de João Gonçalves Filho, um dos grandes esportistas do país, que participou de 7 olimpíadas e foi um dos treinadores responsáveis pela geração de judocas brasileiros mais vitoriosa dos Jogos Olímpicos.

O documentário, dirigido por Toni Venturi, desvela a pouco conhecida trajetória do atleta João Gonçalves Filho, um dos grandes esportistas do Brasil. João participou de 7 Olimpíadas em três modalidades diferentes: duas como nadador – Helsinque (1952) e Melbourne (1956) – e três como jogador de polo aquático – Roma (1960), Tokyo (1964) e México (1968) – quando foi o porta-bandeira da delegação nacional. Anos mais tarde, volta aos Jogos Olímpicos como técnico da seleção de judô – Barcelona (1992) e Atlanta (1996).

Treinador e Diretor de Esportes do Clube Pinheiros por décadas, João Gonçalves Filho foi um dos responsáveis pela geração de judocas brasileiros mais vitoriosa da história. O filme resgata a memória deste herói desconhecido através de depoimentos de atletas, amigos e familiares e de uma narrativa poética de forte impacto visual.

Um filme da série Memória do Esporte Brasileiro do ESPN Brasil.

Elenco

João Gonçalves Filho

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de João Gonçalves – Forte e Poderoso (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Toni Venturi
Roteiro: André Catarinacho
Produção: Daniel Caldeira
Direção de Fotografia: Lucas Pupo
Montagem: Vitor Alves Lopes
Finalização: Marcus Vinicius Costa

Brasil | Documentário | cor | 2016

Bibliografia

FACEBOOK. João Gonçalves – Forte e Poderoso. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/forteepoderoso/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. João Gonçalves – Forte e Poderoso. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/joao-goncalves-forte-e-poderoso/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.