fbpx

João Landi Guimarães

Biografia

João Carlos Landi Guimarães, em arte mais conhecido como João Landi Guimarães, é um cineasta, diretor de fotografia e produtor brasileiro nascido em Caldas (MG) no dia 23 de Janeiro de 1959. Formou-se em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1999.

Em 1997, dirigiu e fotografou o vídeo Um Caso de Body Art, vencedor do prêmio de Melhor Fotografia de Vídeo Brasileiro no I Festival Ibero-Americano de Estudantes de Cinema no MIS-SP, em 1998.

Em 2003, fundou a produtora PicSímile Audiovisual e passa a produzir, dirigir e fotografar vídeos institucionais, educativos, documentários, publicitários e para eventos.

Em 2010, dirigiu e fotografou uma série de 15 vídeos chamada Conhecendo Museus, gravados em HD para o IBRAM.

Filmografia

Um Caso de Body Art (CM) (dir., fot.); 1998- Perseguição Melodramática (CM); Uma Questão de Bom Senso (CM); 1999-Ardil (CM); 1+1 (CM) (dir., fot.) (cofot.. Eduardo Mattos); 25 de Dezembro… (CM) (dir., fot.) (cofot.. Eduardo Mattos e Henrique Rodriguez); 2000- Filme de Família (CM) (cofot.. Rodrigo Moreira, Fabiana Leite e André Finotti); 2002-Assis & Aletéia (CM); 2005-A Carne é Fraca (MM) (cofot. Denise Gonçalves); 2010- Conhecendo Museus (dir., fot.).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.