fbpx

João Saldanha – O Filme (2012)

Sinopse

POSTER JoaoO documentário João Saldanha (1917-1990) traz a história do jogador, técnico da seleção brasileira, militante do partido comunista, comentarista de futebol e jornalista.

Polêmico, imprevisível, irreverente e revolucionário, o gaúcho João Saldanha ficou conhecido como o comentarista que o Brasil inteiro consagrou. João conquistou o Rio de Janeiro nos anos 30, ao lado de Heleno de Freitas, no time de Neném Prancha, nas areias da Praia de Copacabana. Apaixonado pelo Botafogo, Saldanha foi jogador e treinador campeão do time de Garrincha, Nilton Santos e Paulo Valentim. Sempre foi bom de briga e de debate. Crítico diário da seleção brasileira, João aceitou o desafio, virou técnico, convocou as suas feras e classificou o Brasil para a Copa de 1970. Militante histórico do Partido Comunista Brasileiro, acabou demitido da seleção pelo governo militar e seguiu carreira na imprensa, se transformando no mais popular jornalista esportivo do país. Inesquecível para os amigos e temido pelos adversários.

Sempre com atitudes corajosas, João Saldanha deixou a carreira de técnico e passou a ser comentarista de televisão. Sempre com frases únicas e com um jeito informal de comentar os jogos, esteve no centro do cenário jornalístico e político do país até falecer durante a cobertura da Copa do Mundo na Itália, em 1990.

Tudo isso no tempo de uma partida de futebol: 90 minutos. O Canal 100 enriquece o filme com algumas imagens inéditas da época de ouro do futebol brasileiro, todas registradas em 35mm. Vemos desde um Maracanã enlouquecido em preto-e-branco em 1957, aplaudindo o mestre Mané Garrincha, até os preparativos da inesquecível seleção de 70.

O filme jestá disponível em DVD nas lojas do ramo.

Elenco

João Saldanha

Ficha Técnica

Direção: André Iki Siqueira e Beto Macedo
Assistente de Direção: Paola Vieira
Produtor Associado: Roberto Berliner e Alexandre Niemeyer
Produção Executiva: Rodrigo Letier e Lorena Bondarovsky
Co-produção: Emanuel Bayer
Direção de Produção: Paola Vieira
Direção de Fotografia: Maurizio D’Atri
Operador de Câmera: Maurizio D’Atri
Trilha Sonora: Sacha Amback
Montagem: Pedro Bronz e Piu Gomes
Empresa Produtora: TVZero
Co-produção: Canal 100

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.