fbpx

Jonathan (2015)

Sinopse

FOTO JonathanLidar com as lembranças pode ser um processo doloroso, e nem todo mundo pode apagá-las ou reinventá-las. Muitas vezes, o que nos resta é carregar o peso delas, sejam boas ou ruins. Para Lara (vivida por Márcia Falabella), porém, o presente é o momento para ser esquecido, e são nas lembranças de um certo Jonathan que ela tenta se apegar para seguir em frente – mesmo que elas possam, também, aumentar a angústia e a melancolia. Este é o ponto de partida de Jonathan, novo trabalho da cineasta Mariana Musse. A estória é baseada no texto A Criatura de Adélia Prado e a produção foi realizada por meio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.

Com 19 minutos de duração, o curta-metragem é o quarto trabalho assinado por Mariana Musse como diretora e roteirista, e sua primeira aventura na seara da ficção – os curtas anteriores foram documentários.

Todas as cenas com Márcia Falabella foram filmadas em dezembro de 2014, em Juiz de Fora, com locações nas ruas Halfeld e São João, além do Bairro Floresta. Meses antes, em julho, já havia tomado início a pré-produção, que tinha entre seus desafios encontrar essas filmagens em Super-8, ainda mais quando era preciso encontrar registros de certos eventos – como um casamento ou aniversário – em locais específicos, como a Halfeld.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Jonathan (2015) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Mariana Musse
Roteiro: Mariana Musse
Assistente de Direção: Tomyo Costa Ito
Pesquisa fílmica Ana Clara Campos e Mariana Musse
Produção Executiva: Lilian Werneck
Direção de Produção: Ana Carolina Durante
Assistente de produção: Polyana Ker
Direção de Fotografia: Felipe Hutter
Assistente de fotografia: Luiz Fernando Priamo Mirabel
Steadicam: Felipe Scaldini
Gaffer: Luís Felipe Salgado
Elétrica: Rodolfo Carlos
Direção de arte Thaís Rodrigues
Maquiagem: Janaina Oliveira
Cabelo: Lourival Batista
Design: Rafael Theodoro
Captação de Som: Lucas Monachesi
Montagem: Francisco Franco
Colorista: Fernanda Roque
Tradução: Paula Bara
Trilha sonora original: Guilherme Veroneze

Bibliografia

Jornais:

BLACK, Júlio. Entre a ficção a poesia e o passado. Caderno Dois. Jornal Tribuna de Minas. 29 de maio de 2015.

Internet:

CANAL DO YOUTUBE – ESTÚDIO FACOM. https://www.youtube.com/watch?v=e8BIAbUsgLI

TRIBUNA DE MINAS. Disponível no endereço: http://www.tribunademinas.com.br/entre-a-ficcao-a-poesia-e-o-passado/. Acesso em: 29 de maio de 2015.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Jonathan (2015)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.