Jorge Benjor
Jorge Duílio Lima de Menezes, em arte conhecido como Jorge Benjor, é um cantor e compositor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 23 de março de 1942. Iniciou sua carreira no início dos anos 1960 como Jorge Ben.
Em 1965, já excursiona pelos EUA, realizando shows a convite do Ministério das Relações Exteriores. Estourou nas paradas na década de 1960 com Mas que Nada e Chove Chuva. Teve dificuldade em engrenar sua carreira, pois seu estilo musical não se enquadra na Jovem Guarda, movimento do qual participa esporadicamente. Em 1968, com o tropicalismo, acha seu espaço e chegou ao topo novamente com País Tropical.
No auge da fama, foi o protagonista principal do filme Uma Nega Chamada Teresa, em 1973, veículo feito especialmente para ele.
Na década de 1980, passa quase despercebido, sendo redescoberto e voltando ao topo nos anos 1990, com W-Brasil, já como Jorge Benjor. Na TV, em 1982, faz o papel de saci-pererê no especial Pirlimpimpim.
Sua música suingada é reconhecida em todo o mundo, tendo suas músicas como trilha de sonora de dezenas de filmes por todo o mundo.
2002 – Zico
1973 – Uma Nega Chamada Teresa
Livros:
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.