fbpx

Jorge Fernando (1955-2019)

Biografia

Jorge Fernando de Medeiros Rebello, em arte conhecido como Jorge Fernando, foi um ator e diretor de televisão e cinema brasileiro nascido na cidade do Rio de Janeiro no dia 29 de março de 1955. É filho da também atriz Hilda Rebello.

Jorge Fernando iniciou sua carreira profissional na TV como ator na série de televisão Ciranda, cirandinha de 1978 no papel de Reinaldo (Rei) e no teatro com o espetáculo Zoológico, dirigido e atuado por ele mesmo e produzido por sua mãe.

Entre seus principais trabalhos no Teatro, destacam-se As 1001 encarnações de Pompeu Loredo, A receita do sucesso, A divina chanchada, A estrela Dalva, Fica comigo esta noite, Corações desesperados, Hair, A gaiola das loucas, Rock horror show, No escurinho do cinema, Boom Pequeno dicionário amoroso, Os duelistas, As gralhas, Aqui se faz aqui se paga, Não fuja da raia, Nas raias da loucura, Caia na raia, Os irmãos brothers, Cabaré la boop, Zoológico, Romance, “Boom boom””boom”, Eskandalo.

Foi diretor de núcleo da Rede Globo (emissora de televisão). Na Rede Globo, dirigiu mais de 30 novelas, além de séries e casos especiais. Entre seus principais trabalhos atrás das câmeras está a novela Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu, que foi considerada um marco pela linguagem revolucionária para o horário das 19 horas.

Além de trabalhar no Teatro e na Televisão, também dirigiu os shows: Destino de Aventureiro (com Ney Matogrosso), Desejos da cantora Simone, Sempre Mais, Sidney Magal, Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Popular Brasileiro, Leão do Norte, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Edson Cordeiro, Zezé di Camargo e Luciano e Não Perca o Tom (com Tom Cavalcante).

Em 2004, teve sua estreia como diretor de cinema, com o filme Sexo, Amor e Traição e em 2006 dirigiu Xuxa Gêmeas.

Após sofrer um AVC em 2017, ficou afastado da televisão por dois anos. Em 2019, voltou à ativa e dirigiu seu último trabalho como diretor, Verão 90.

Faleceu, aos 64 anos, vítima de uma parada cardíaca em decorrência de uma dissecção de aorta completa, no Rio de Janeiro, quando deu entrada na unidade no Hospital Copa Star, no fim da tarde do dia 27 de outubro de 2019.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2008 :: A Guerra dos Rocha
2006 :: Xuxa Gêmeas
2004 :: Sexo, Amor e Traição

:: Filmografia como Ator ::

2011 :: Retrato Falhado
2008 :: A Guerra dos Rocha
2006 :: Se Eu fosse Você
2006 :: Xuxa Gêmeas
2006 :: Se eu fosse você
1993 :: Alma Corsária
1978 :: Pequenas Taras

:: Filmografia como Roteirista ::

2006 :: Xuxa Gêmeas
1985 :: Os Trapalhões no Reino da Fantasia

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2009 :: Dzi Croquettes
2001 :: Rio de Cinemas

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Jorge Fernando. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/jorge-fernando/
JORNAL DO BRASIL. Morre no Rio o ator e diretor Jorge Fernando. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cadernob/2019/10/1019187-morre-no-rio-o-ator-e-diretor-jorge-fernando.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Jorge Fernando (1955-2019)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.