fbpx

José Américo Ribeiro (1943-2012)

Biografia

FOTO Jose Americo RibeiroJosé Américo Ribeiro foi um cineasta, professor universitário e escritor brasileiro nascido na cidade de Patrocínio, interior de Minas Gerais, no dia 20 de junho de 1943.

Filho de Francisco de Paula Ribeiro e Haydée Ferreira Ribeiro, fez o curso primário no Grupo Escolar Honorato Borges e o ginasial no Colégio Dom Lustosa, ambos em Patrocínio. Mudou-se para Belo Horizonte em 1958 e, aos 25 anos de idade, iniciou sua formação acadêmica superior na Escola Superior de Cinema da Universidade Católica de Minas Gerais.

José Américo Ribeiro era Mestre em Artes (Ênfase em Produção Cinematográfica) pelo Department of Photography and Cinema the Ohio State University/Columbus (Estados Unidos), Doutor em Artes (Ênfase em cinema) pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Dirigiu mais de 20 filmes de média e curta metragens, entre os quais está Morte Branca (1968).

Recebeu o Prêmio Resgate do Cinema Mineiro em 2004, no 6º Festival Internacional de Curta Metragem de Belo Horizonte. Integrou o Conselho Curador do 43º Festival de Inverno da UFMG, realizado em 2011.

É autor do livro O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60, publicado pela editora UFMG, fruto de tese de doutorado.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1968 :: Morte Branca

Publicações

RIBEIRO, José Américo. Uma Paixão Chamada Cinema. Belo Horizonte: c/ Arte, 2014.
______. O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.