fbpx

José Antonio Ventura

Biografia

José Antonio Ventura Jr., em arte mais conhecido como José Antonio Ventura, é um diretor de fotografia brasileiro.

Iniciou sua carreira como continuista em A Falecida (1965), de Leon Hirszman, depois assistente de câmera em Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, O ABC do Amor (episódio brasileiro: O Pacto) (1967), de Eduardo Coutinho e As Duas Faces da Moeda (1969), de Domingos de Oliveira, ano em que dirige a fotografia de seu primeiro filme em 1968, o documentário curto Isto é Brasil, de Sérgio Santeiro.

Seu primeiro longa foi o experimental Sem Essa, Aranha (1970), de Rogério Sganzerla.

Nos anos 70, fotografou diversos curtas e longas, dividindo, com Mário Carneiro, em 1985, a fotografia de Chico Rei, de Walter Lima Jr..

Filmografia

1968- Isto É Brasil (CM); 1969-A Máquina Invisível (CM); 1970-Cuidado, Madame; Sem Essa, Aranha; 1971-Centro-Oeste Urgente (CM); Faustão (cofot. José Medeiros); Frei Ricardo do Pilar (CM) (cofot. Dib Lutfi); O Clube do Risca Faca (CM) (cofot. Rogério Noel); O Doce Esporte do Sexo; 1972-Arquitetura: A Transformação do Espaço (MM); Educação: Um Salto Para o Futuro (CM); O Som do Espaço (CM); Ó Xente, Pois Não (CM); Os Inconfidentes (cofot. Pedro de Moraes); 1973-O Rei dos Milagres; 1974-Zabumba, Orquestra Popular do Nordeste (CM) (cofot. Francisco Balbino Nunes); 1975-Deliciosas Traições do Amor (episódio: Mais de Cem); Cantos de Trabalho no Campo – Mutirão (CM); Choque Cultural (CM) (cofot. Lauro Escorel Filho, Ricardo Stein e Francisco Balbino Nunes); Viagem Pelo Interior Paulista (CM); 1976-Mulheres de Cinema (CM); Perdida; Paranoia; 1977-Paraíso no Inferno; 1978-Cantos de Trabalho no Campo – Cacau (CM); Cantos de Trabalho no Campo – Cana-de-Açúcar (CM); É Tudo Muito Importante (CM); 1980-Teu Tua (episódio: Um Homem Debaixo da Cama e O Corno Imaginário); 1984-A Terra Queima (CM) (cofot. Pedro Farkas); Ilê Aiyê/Angola (CM) (cofot. Pedro Farkas e Roberto Pires) (CM); 1985-Chico Rei
(cofot. Mário Carneiro).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/jose-antonio-ventura/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “José Antonio Ventura

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.